Banner Portal
Estratégia de ensino aprendizagem para o desenvolvimento dos profissionais de enfermagem por meio de vídeos educativos: manual de técnicas de enfermagem
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Vídeos educativos
Capacitação em serviço
Enfermagem
Qualificação profissional
Aprendizagem

Categorias

Como Citar

Estratégia de ensino aprendizagem para o desenvolvimento dos profissionais de enfermagem por meio de vídeos educativos: manual de técnicas de enfermagem. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240143, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11339. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11339. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: O vídeo educativo é um recurso didático e tecnológico, disseminador de conhecimentos, o qual pode ser utilizado como estratégia para a formação da consciência crítica e promoção da saúde. Objetivo: Capacitar os profissionais de enfermagem através de vídeos baseados nos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), com foco no aprimoramento de técnicas e procedimentos específicos da área. Metodologia: Estudo metodológico realizado de novembro de 2022 a abril de 2024. Os vídeos foram elaborados por enfermeiros especialistas e docentes da Faculdade de Enfermagem. A produção envolveu a criação de roteiros científicos, gravação em cenários de enfermaria com a utilização de simuladores e técnicas de moulage. Após a captação, os vídeos foram editados utilizando o Adobe Premiere e organizados em módulos temáticos no Moodle, divididos de acordo com as categorias profissionais. Resultados: Foram produzidos 163 vídeos, divididos em 12 módulos temáticos. Até o momento, oito módulos estão disponíveis e já alcançaram 1334 profissionais inscritos, com uma adesão de 48,5% dos técnicos de enfermagem, 20% dos enfermeiros e 15% dos enfermeiros de UTI. A implementação deste projeto proporcionou economia de tempo, estimando que a capacitação completa, que poderia levar até 9 anos em treinamentos presenciais, seja concluída em 1 ano. Conclusão: O uso de vídeos educativos como ferramenta de treinamento otimizou recursos, tempo e padronização das técnicas de enfermagem, além de melhorar a qualidade dos cuidados prestados. O projeto tem grande potencial de replicabilidade e expansão para outras áreas da saúde e instituições.

PDF
PÔSTER

Referências

BARBOSA, R. F. M.; GONZAGA, A. K. L. L.; JARDIM, F. A.; MENDES, K. D. S.; SAWADA, N. O. Methodologies used by Nursing professionals in the production of educational videos: An integrative review. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 31, e3951, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6690.3951.

COGO, L. A.; PERRY, G.; SANTOS, M. B. Produção de material digital para o ensino de enfermagem. Renote, v. 13, n. 2, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61460.

FLEMING, S. E.; REYNOLDS, J.; WALLACE, B. Lights...camera...action! A guide for creating a DVD/Video. Nurse Educ, v. 34, n. 4, p. 118-121, 2009. DOI: https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3181a0270e.

RAZERA, A. P. R.; BUETTO, L. S.; LENZA, N. F. B.; SONOBE, H. M. Vídeo educativo: estratégia de ensino-aprendizagem para pacientes em tratamento quimioterápico. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 13, n. 1, p. 172-177, abr./jun. 2013.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Angélica Olivetto de Almeida