Resumo
Introdução: O vídeo educativo é um recurso didático e tecnológico, disseminador de conhecimentos, o qual pode ser utilizado como estratégia para a formação da consciência crítica e promoção da saúde. Objetivo: Capacitar os profissionais de enfermagem através de vídeos baseados nos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), com foco no aprimoramento de técnicas e procedimentos específicos da área. Metodologia: Estudo metodológico realizado de novembro de 2022 a abril de 2024. Os vídeos foram elaborados por enfermeiros especialistas e docentes da Faculdade de Enfermagem. A produção envolveu a criação de roteiros científicos, gravação em cenários de enfermaria com a utilização de simuladores e técnicas de moulage. Após a captação, os vídeos foram editados utilizando o Adobe Premiere e organizados em módulos temáticos no Moodle, divididos de acordo com as categorias profissionais. Resultados: Foram produzidos 163 vídeos, divididos em 12 módulos temáticos. Até o momento, oito módulos estão disponíveis e já alcançaram 1334 profissionais inscritos, com uma adesão de 48,5% dos técnicos de enfermagem, 20% dos enfermeiros e 15% dos enfermeiros de UTI. A implementação deste projeto proporcionou economia de tempo, estimando que a capacitação completa, que poderia levar até 9 anos em treinamentos presenciais, seja concluída em 1 ano. Conclusão: O uso de vídeos educativos como ferramenta de treinamento otimizou recursos, tempo e padronização das técnicas de enfermagem, além de melhorar a qualidade dos cuidados prestados. O projeto tem grande potencial de replicabilidade e expansão para outras áreas da saúde e instituições.
Referências
BARBOSA, R. F. M.; GONZAGA, A. K. L. L.; JARDIM, F. A.; MENDES, K. D. S.; SAWADA, N. O. Methodologies used by Nursing professionals in the production of educational videos: An integrative review. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 31, e3951, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6690.3951.
COGO, L. A.; PERRY, G.; SANTOS, M. B. Produção de material digital para o ensino de enfermagem. Renote, v. 13, n. 2, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61460.
FLEMING, S. E.; REYNOLDS, J.; WALLACE, B. Lights...camera...action! A guide for creating a DVD/Video. Nurse Educ, v. 34, n. 4, p. 118-121, 2009. DOI: https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3181a0270e.
RAZERA, A. P. R.; BUETTO, L. S.; LENZA, N. F. B.; SONOBE, H. M. Vídeo educativo: estratégia de ensino-aprendizagem para pacientes em tratamento quimioterápico. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 13, n. 1, p. 172-177, abr./jun. 2013.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Angélica Olivetto de Almeida