Banner Portal
Otimização dos atendimentos da psicologia na pediatria do HC UNICAMP: estratégias para divulgar e facilitar o acesso ao serviço.
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Otimização de serviço
Psicologia pediátrica
Qualidade de vida
Interdisciplinariedade

Categorias

Como Citar

VICENTIN, Vanessa Regina. Otimização dos atendimentos da psicologia na pediatria do HC UNICAMP: estratégias para divulgar e facilitar o acesso ao serviço. . Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 4, p. e0240149, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11347. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11347. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

Introdução: O serviço de Psicologia na Pediatria do HC existe há 10 anos e no decorrer dos tempos foram testadas várias formas dos profissionais solicitarem intervenção da psicóloga, além da busca ativa da própria profissional. Contudo, em agosto/24, formalizou-se a criação de estratégias objetivas e que podem ser amplamente divulgadas. Objetivo: ampliar o conhecimento da existência de uma psicóloga na Enfermaria e UTI Pediátrica do HC entre os pacientes, acompanhantes e profissionais de todos os turnos e residentes de todas as turmas; facilitar o pedido de interconsulta; organizar o trabalho da psicóloga com categorização de indicadores de gravidade e urgência; ampliar o público alvo a ser beneficiado por este serviço. Metodologia: Estabelecimento e divulgação de horários de Plantão Psicológico (Sala de Acolhimento da UTI Pediátrica); Criação de Forms a ser acessado pelos profissionais via QRCode ou link (Enfermagem, Medicina, Nutrição e Fisioterapia); divulgação de email da profissional para contato de ambos os públicos. Resultados: em pouco tempo de divulgação das formas objetivas de acesso à psicóloga pôde ser percebido que o serviço ficou mais conhecido e que houve dinamismo nas solicitações de atendimentos. Houveram solicitações nos períodos diversos, além do aumento de solicitações feitos pela enfermagem. Conclusão: a visibilidade do serviço de psicologia facilita em amplo aspecto a intervenção da profissional, que pode compreender para além da sua visão, quem está vivendo as condições mais delicadas emocionalmente durante a internação, otimizando as possibilidades de organização e efetividade de atuação com o maior número de pessoas e/ou necessidades.

PDF
PÔSTER

Referências

LOBATO, Fabio; POÇA, Milena; CANTO, Viviane. Análise, otimização e acompanhamento de um serviço de psicologia universitário: uma abordagem baseada em ciência de dados. Revista da CGU, Pará, v. 15, n. 27, 7 jul. 2023. Mensal. Revista da CGU. http://dx.doi.org/10.36428/revistadacgu.v15i27.561. Disponível em: https://revista.cgu.gov.br. Acesso em: 22 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Vanessa Regina Vicentin