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Fortalecimento das competências profissionais : projeto de educação continuada do serviço social
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Palavras-chave

Capacitação Profissional
Integração de áreas
Troca de expêriencias

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Como Citar

GASPARONI, Adriana Renata Ferrari; CAMARGO, Ana Maria de Arruda; CAMPOS, Aparecida do Carmo Miranda; SILVA DA SILVA, Denise Helena; CASTRO , Fabiana M. Campo Dall Orto E.F. de; SOUZA, Gina Colombo Feijo de; OLIVEIRA, Noemia Rodrigues de; FONTANA, Rosana Oliveira Curti. Fortalecimento das competências profissionais : projeto de educação continuada do serviço social . SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 3, p. e0240152, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11350. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11350. Acesso em: 15 out. 2025.

Resumo

Introdução: O Serviço Social do Hospital das Clínicas (HC) da UNICAMP visa promover o bem-estar social e a qualidade de vida dos usuários. A crescente demanda por atendimento qualificado e a necessidade de atualização constante dos profissionais motivaram a criação do Projeto de Educação Continuada, implementado em 2022. Objetivos: O projeto tem como objetivo a capacitação contínua dos profissionais, promovendo a integração entre as áreas do HC e o alinhamento das práticas assistenciais com a legislação e as demandas dos usuários. Busca-se, assim, aprimorar a qualidade do atendimento no ambiente hospitalar e fortalecer as competências profissionais. Metodologia: A metodologia adotada inclui a criação de uma comissão organizadora, responsável por promover eventos, palestras e discussões temáticas voltadas à saúde, assistência social e segurança social. Essas atividades são realizadas com o intuito de fomentar a troca de experiências entre os profissionais do HC e de outras instituições, possibilitando o fortalecimento das práticas assistenciais e a integração das equipes. Resultados: Os resultados demonstram uma maior integração entre os profissionais e uma comunicação mais eficaz entre as áreas do HC. Além disso, a padronização de condutas resultou em melhorias na qualidade dos atendimentos prestados aos usuários, com reflexos positivos no ambiente hospitalar. Conclusão: O Projeto de Educação Continuada mostrou-se eficaz no fortalecimento das competências profissionais e na integração das áreas de atendimento. A continuidade e futura expansão do projeto para públicos externos estão planejadas, visando o aprimoramento contínuo do atendimento e a capacitação de novos profissionais.

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Referências

BRASIL. Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde. Brasília/DF • 2011. 3ª edição. Série E. Legislação de Saúde. Ministério da Saúde. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/cartaaosusuarios01.pdf . Acesso em 13/08/2024

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Copyright (c) 2024 Adriana Renata Ferrari Gasparoni, Ana Maria de Arruda Camargo, Aparecida do Carmo Miranda Campos, Denise Helena Silva da Silva, Fabiana M. Campo Dall Orto E.F. de Castro , Gina Colombo Feijo de Souza, Noemia Rodrigues de Oliveira, Rosana Oliveira Curti Fontana