Resumo
Introdução: O Serviço Social do Hospital das Clínicas (HC) da UNICAMP visa promover o bem-estar social e a qualidade de vida dos usuários. A crescente demanda por atendimento qualificado e a necessidade de atualização constante dos profissionais motivaram a criação do Projeto de Educação Continuada, implementado em 2022. Objetivos: O projeto tem como objetivo a capacitação contínua dos profissionais, promovendo a integração entre as áreas do HC e o alinhamento das práticas assistenciais com a legislação e as demandas dos usuários. Busca-se, assim, aprimorar a qualidade do atendimento no ambiente hospitalar e fortalecer as competências profissionais. Metodologia: A metodologia adotada inclui a criação de uma comissão organizadora, responsável por promover eventos, palestras e discussões temáticas voltadas à saúde, assistência social e segurança social. Essas atividades são realizadas com o intuito de fomentar a troca de experiências entre os profissionais do HC e de outras instituições, possibilitando o fortalecimento das práticas assistenciais e a integração das equipes. Resultados: Os resultados demonstram uma maior integração entre os profissionais e uma comunicação mais eficaz entre as áreas do HC. Além disso, a padronização de condutas resultou em melhorias na qualidade dos atendimentos prestados aos usuários, com reflexos positivos no ambiente hospitalar. Conclusão: O Projeto de Educação Continuada mostrou-se eficaz no fortalecimento das competências profissionais e na integração das áreas de atendimento. A continuidade e futura expansão do projeto para públicos externos estão planejadas, visando o aprimoramento contínuo do atendimento e a capacitação de novos profissionais.
Referências
BRASIL. Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde. Brasília/DF • 2011. 3ª edição. Série E. Legislação de Saúde. Ministério da Saúde. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/cartaaosusuarios01.pdf . Acesso em 13/08/2024
BRASIL.Cartilhas HumanizaSus. Brasília/DF • 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_textos_cartilhas_politica_humanizacao.pdf. Acesso em 01/08/2024.
BRASIL.Política Nacional de Assistência Social-PNAS/2004 e Norma Operacional Básica da Assistência Social – NOB/SUAS - Brasília, DF: MDS, 2005. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf. Acesso em 13/08/2024.
CFESS. Parâmetros para a atuação de assistentes sociais na saúde. Grupo de Trabalho Serviço Social nas Políticas de Saúde. Brasília, 2010. http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf. Acesso em 12/08/2024.
CFESS, Código de Ética do Assistente Social, Resolução nº 273 de 13 de março de 1993. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em 01/08/2024.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Adriana Renata Ferrari Gasparoni, Ana Maria de Arruda Camargo, Aparecida do Carmo Miranda Campos, Denise Helena Silva da Silva, Fabiana M. Campo Dall Orto E.F. de Castro , Gina Colombo Feijo de Souza, Noemia Rodrigues de Oliveira, Rosana Oliveira Curti Fontana