Banner Portal
Eficiência na gestão de fluxo e processos na unidade de emergência referenciada relacionada ao carro de emergência
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Emergência
Eficiência
Fluxo de trabalho
Assistência de enfermagem

Categorias

Como Citar

Eficiência na gestão de fluxo e processos na unidade de emergência referenciada relacionada ao carro de emergência. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240154, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11352. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11352. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

 

Introdução: Unidade de Emergência Referenciada (UER/HC-UNICAMP)) trabalha diariamente com alto volume de atendimentos e intercorrências, possui 3 carros de emergência dispostos nas alas críticas e um reserva, sendo frequente uso do carro de emergência, a rápida e correta reposição deste equipamento é essencial para a segurança do paciente e otimização do tempo da equipe assistencial. Objetivo: Desenvolver fluxos e processos de trabalho na UER, para controle e reposição dos carros de emergência, garantir eficiência na conferência, eliminar o desperdício de medicamentos e materiais vencidos e promover segurança para o paciente e equipe multiprofissional na hora do atendimento de emergência. Metodologia: Estabelecimento de procedimento operacional padrão, com a imediata troca destes carros de emergência e reposição dos materiais e insumos utilizados logo após seu uso, de modo padronizado, com registro das aberturas e conferências do carro de emergência em livro padronizado e afixado em cada um deles. Resultado: Maior segurança aos atendimentos de emergência, tanto para o paciente quanto para a equipe multiprofissional, pronta reposição dos carros de emergência após seu uso, controle de lote e validade, além de otimizar o tempo gasto pela equipe de enfermagem com atividades indiretamente ligadas à assistência, controle abertura dos carros de emergência através da planilha de controle de lacre fixada ao equipamento. Conclusão: Após a implementação reverteu-se o cenário de constantes deslocamentos até a farmácia durante o atendimento de emergência, diminuindo os riscos relacionados à assistência, reduziu-se também o tempo em que equipamento permanecia indisponível para o uso devido a reposição de itens.

PDF
PÔSTER

Referências

Silva VF, Lazzari DD, Reisdorfer N, Michaelsen SC, Kuhnen AE. Analyzing the operational conditions of crash carts in clinical and surgical hospitalization units. Rev Esc Enferm USP. 2021;55:e03693. doi: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019040003693

Galdino SV, Reis EMB, Santos CB, Soares FP, Lima FS, Caldas JG et al. Ferramentas de qualidade na gestão dos serviços de saúde: revisão integrativa de literatura. Rev Elet Gest Saúde. 2016 jun;7(1):1023-57.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Simone Vieira Bastos, Ana Paula Bordin, Ana Paula Melo D"amorim, Andreia Afaz Bulgareli, Vinicius de Souza Braga, Nathalia Trabachini Moreno, Mayra Carvalho Ribeiro, Flavia Pereira de Lima Nascimento, Paulo Rogério Julio, Mariana Ribeiro Araujo