Banner Portal
Sistema informatizado para Avaliação Institucional da UNICAMP: transformação digital em gestão educacional
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Automatização de Processos
Avaliação institucional
Modernização
Business intelligence

Categorias

Como Citar

DE MELO, Alexandre Henrique et al. Sistema informatizado para Avaliação Institucional da UNICAMP: transformação digital em gestão educacional. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 1, p. e0240155, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11355. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11355. Acesso em: 14 out. 2025.

Resumo

Introdução: A importância de um processo de Avaliação Institucional moderno é clara diante dos desafios complexos de gestão de dados enfrentados por instituições públicas de Ensino. Em resposta, a Unicamp implementou um novo sistema informatizado para aprimorar suas práticas e aumentar a eficácia da análise institucional. Objetivo: O principal objetivo deste trabalho foi desenvolver e implementar um sistema informatizado para a Avaliação Institucional da Unicamp, visando a melhoria da coleta, análise e gerenciamento de dados, contribuindo para decisões estratégicas mais eficazes. Metodologia: Utilizou-se uma abordagem de desenvolvimento ágil para a criação de uma plataforma baseada em tecnologias modernas de Business Intelligence, interfaces web dinâmicas, linguagens de programação modernas, e frameworks de alta performance para integração de dados. A implementação substituiu processos manuais por sistemas automatizados de coleta e análise de dados. Resultados: O novo sistema resultou em uma redução significativa de erros e tempo de processamento de dados, substituindo 5736 planilhas por 99 painéis interativos de BI, facilitando o acesso e a análise de informações por parte das comissões locais de avaliação. Conclusão: A modernização do sistema de Avaliação Institucional da Unicamp demonstrou ser efetiva, proporcionando melhorias significativas na precisão e agilidade dos processos de avaliação. A iniciativa se alinha com as metas estratégicas da universidade de promover inovação e excelência educacional.

PDF
PÔSTER

Referências

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). Coordenadoria Geral da Universidade. Relatório de atividades Unicamp 2019-2022: recredenciamento institucional junto ao Conselho de Educação do Estado de São Paulo. Campinas, SP: Biblioteca/Unicamp, 2023. ISBN 978-65-88816-44-8. Disponível em: https://encurtador.com.br/Exw7X. Acesso em: 22 set. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). Coordenadoria Geral da Universidade. Relatório final de avaliação institucional: UNICAMP 2014-2018. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP, 2020. e-ISBN 978-65-5093-007-3. Disponível em: https://encurtador.com.br/WJt73. Acesso em: 29 set. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). Planejamento estratégico 2021-2025. Teresa Dib Zambon Atvars; Milena Pavan Serafim (Org.). Campinas: UNICAMP/CGU; BCCL, 2020. 79 p. ISBN 978-65-88816-05-9. Disponível em: https://encurtador.com.br/4D4yW. Acesso em: 22 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Alexandre Henrique de Melo, Aline Yumi Sbrama Ozawa, ANDRE LOURENCO PEDROSO, ANDREIA FABIANA DE OLIVEIRA RODRIGUES, EMERSON JOSE FERRI, Gabriel Felipe Ferrette, Jorge Luiz Machado, JHENIFFER JORDAO LEONARDI, MARCELO APARECIDO PHAIFFER, PAULO SERGIO DO NASCIMENTO , Rafael Felipe Reatti, Silviane Duarte Rodrigues