Banner Portal
Auditoria interna como ferramenta para o fortalecimento da identificação segura do paciente: relato de experiência
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Segurança do paciente
Qualidade assistencial
Identificação do paciente

Categorias

Como Citar

COSTA, Jéssika Suéllen et al. Auditoria interna como ferramenta para o fortalecimento da identificação segura do paciente: relato de experiência. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240171, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11376. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11376. Acesso em: 28 jan. 2026.

Resumo

Introdução: Os Núcleos de Segurança do Paciente (NPS) trabalham com a formação de times de segurança desenvolvendo ações de melhoria contínua. Um dos protocolos que impactam diretamente nos desfechos de saúde é a identificação segura do paciente. A auditoria interna mensura o processo de identificação no contexto hospitalar. Objetivo: Levantar as fragilidades do processo de identificação através da auditoria interna. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado no Hospital de Clínicas da Unicamp. Foram auditados 14 setores de fevereiro a julho de 2024. As pulseiras são padronizadas, impressas com pelo menos quatro identificadores, contemplando assim a recomendação de pelo menos dois identificadores obrigatórios. As auditorias foram realizadas através da utilização de um formulário no Google Formulários. Resultados: Foram realizadas 137 abordagens aos pacientes. Dos pacientes auditados, 131 (95,62%) possuíam pulseira de identificação. Dessas pulseiras, 118 estavam de acordo com as normas institucionais (90,07%). Em relação ao significado do uso da pulseira, apenas 53 (40,45%) dos pacientes compreendem sua função. Referente à conferência da pulseira pelo profissional, apenas 35 (26,71%) dos pacientes identificaram que ela é realizada. Conclusão: Existem falhas na compreensão do significado da pulseira pelo paciente e na conferência da pulseira pelo profissional. Mensurou-se os pontos que merecem maior atenção do Time e do NSP. A auditoria interna é uma ferramenta eficaz para monitorar os processos de trabalho e verificar pontos a serem melhorados. Ações como essa avaliam a problemática a ser trabalhada, levando a criação de estratégias para a melhoria dos indicadores.

PDF
PÔSTER

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Núcleo de Segurança do Paciente: Cadastro dos Núcleos de Segurança do Paciente. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnsp/nucleo-de-seguranca-do-paciente. Acesso em: 20 jul. 2024.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Anexo 02: Protocolo de Identificação do Paciente: protocolo integrante do programa nacional de segurança do paciente. Protocolo integrante do Programa Nacional de Segurança do Paciente. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/dahu/pnsp/protocolos-basicos/protocolo-de-identificacao-do-paciente/view. Acesso em: 21 jul. 2024.

HUT-MOSSEL, Lisanne et al. Understanding how and why audits work in improving the quality of hospital care: a systematic realist review. Plos One, [S.L.], v. 16, n. 3, p. 1-25, 31 mar. 2021. Public Library of Science (PLoS). http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0248677. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8011742/pdf/pone.0248677.pdf. Acesso em: 22 jul. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Jéssika Suéllen Costa, Flávia Cristina Dario Sanduchi Santiago , Raissa Soares Meschiatti, Elisiane Madeira Bezerra de Paula, Camila Vieira de Sousa Cardoso, Dayana Aparecida Gomes, Pamela Voltan, Samantha Perissotto, Tatiana Ramos da Silva, Marli Andrade Leite Silva, Rackel Veloso da Silva Freire, Maria Aparecida Queiroz da Cunha, Tatiane Farias Baneza, Jacqueline Santos Cavalcante Oliveira