Resumo
Introdução: A Divisão de Água e Energia (DAE), em parceria com a Diretoria de Informática, modernizou o sistema de distribuição de água potável do campus Barão Geraldo da Unicamp, que possui consumo média mensal de 31735 m³. Utilizando tecnologias de Internet das Coisas (IoT), foi criado um sistema avançado de monitoramento e controle em tempo real do consumo e dos níveis de água nos reservatórios. Objetivo: O projeto visou modernizar o processo de monitoramento da distribuição de água no campus, aumentando a confiabilidade, facilitando a coleta de dados e reduzindo perdas. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ao plano estratégico da universidade, a iniciativa busca otimizar a gestão dos recursos hídricos. Metodologia: O sistema foi implementado de forma gradual, garantindo a continuidade do abastecimento de água. Equipamentos antigos foram substituídos por novos, integrados à rede Unicamp-IoT. Adaptações, como o desenvolvimento de um cabo específico para comunicação serial e Ethernet, foram necessárias para a integração com a rede de monitoramento.. Resultados: A criação de um Centro de Monitoramento Operacional (CMO) permitiu acompanhar em tempo real o funcionamento dos reservatórios e enviar alertas automáticos sobre falhas. A nova tecnologia reduziu a necessidade de deslocamento técnico e aumentou a eficiência na detecção de problemas, como vazamentos, gerando economia financeira significativa. Conclusão: O projeto resultou em uma gestão mais eficiente da distribuição de água no campus, com rápida identificação e correção de falhas, maior satisfação da comunidade e economia substancial de recursos financeiros e hídricos.
Referências
SCADA-LTS. Scada-LTS: Open Source SCADA System. GitHub, 2023. Disponível em: https://github.com/SCADA-LTS/Scada-LTS. Acesso em: 23 set. 2024.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 William Silva, Rafael Pereira de Sousa, Claudinei Crivelari da Silva, Fabrício Alves de Oliveira, Rolf Alex Burguer, Simone Pontes Stahl Hinz, Ricardo Antunes Barbosa, Felipe Farina