Resumo
Introdução: O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.763/2003), consolida-se como um marco fundamental na proteção dos direitos da pessoa idosa no Brasil. Através de um conjunto abrangente de normas, a lei busca garantir a dignidade, o respeito e a inclusão social desse segmento populacional, cada vez mais expressivo no país. A lei define como "idoso" a pessoa que tenha 60 (sessenta) anos ou mais. Objetivo: O projeto “Atenção Especial para Terceira Idade”, foi desenvolvido para oferecer uma qualidade melhor de atendimento e tratamento, proporcionar bem-estar físico, psíquico e social, integração, socialização aos idosos internados, motivar a superação dos obstáculos impostos pela deficiência, idade e até pela sociedade. Metodologia: Abordagem centrada, focando nas necessidades, preferências e valores, respeitando autonomia e individualidade, orientando e capacitando o idoso e familiares no processo de cuidados específicos, medicações e prevenções de complicações, oferecendo suporte emocional, em modelos de cuidados paliativos priorizando o alivio de sintomas promovendo a qualidade de vida. Resultados: Desde início de 2023 foram atendidos mais de 200 idosos onde observou-se fortalecimento do suporte familiar, melhor compreensão e adesão ao tratamento, melhora na funcionalidade contribuindo para a recuperação da mobilidade e independência do idoso, diminuição do tempo de internação. Conclusão: As equipes de enfermagem capacitadas e sensibilizadas para atender às particularidades dos idosos, garante um ambiente seguro e acolhedor no contexto hospitalar. O compromisso com a excelência nos cuidados ao idoso não apenas beneficia os pacientes, mas também contribui para um sistema de saúde mais eficiente e humano.
Referências
FERRAZ, F., & GOMES, A. R. (2019). Saúde do Idoso: Uma Abordagem Multidisciplinar. Curitiba: Editora Champagnat.
KOVÁCS, M. H., & FURTADO, M. C. (2018). Enfermagem Geriátrica: Uma Abordagem Prática. São Paulo: Editora Atheneu.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. (2017). Cuidado Integral à Saúde do Idoso: Diretrizes e Recomendações. Brasília: Ministério da Saúde.
NUNES, A. P., & LOPES, M. H. (2020). Cuidados Paliativos e Enfermagem Geriátrica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan.
SILVA, R. M., & OLIVEIRA, L. B. (2021). Avaliação Geriátrica Abrangente: Princípios e Práticas. Porto Alegre: Artmed Editora.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Adriane Alves Martins