Banner Portal
Reestruturação do setor de convocação do HC UNICAMP: otimização de recursos e humanização no atendimento ao paciente
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Convocação
Busca ativa

Categorias

Como Citar

PORTUGAL, Teresa Cristina; BREDA, Alma Valquiria; GOMES, Civaldo Paulo; TAVARES, Eurípedes Lima; PEDRO, Maria José; BUCCI, Zuleica Gonçalves. Reestruturação do setor de convocação do HC UNICAMP: otimização de recursos e humanização no atendimento ao paciente. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 4, p. e0240205, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11432. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11432. Acesso em: 9 dez. 2025.

Resumo

Introdução: O setor de convocação do H.C. UNICAMP foi reestruturado, a partir de agosto de 2021, para garantir um atendimento mais eficiente e humanizado, utilizando vários meios de comunicação para informar pacientes sobre agendamentos e reagendamentos, reduzindo faltas e complicações de saúde física, emocional e social. A comunicação por telefone exige que o colaborador tenha delicadeza e empatia, facilitando uma comunicação eficiente. Objetivo  reduzir o absenteísmo em consultas, exames e procedimentos, assegurando a continuidade do cuidado, otimizando recursos e aumentando a satisfação e confiança de pacientes e da equipe solicitante. Metodogia: A metodologia inclui busca ativa e registro sistemático de interações, permitindo rastreabilidade e devolutiva às equipes. Em 2023 foram realizados 13.594 contatos, utilizando ferramentas como WhatsApp, email, rede telefônica e sistema de postagem. Para garantir o acesso de alguns pacientes, foram realizadas articulações com unidades de saúde, assistência e transporte. Resultados: Como resultado positivo, a reestruturação trouxe ganhos significativos, com maior eficácia na  comunicação,  eficiência nas buscas ativas  e satisfação tanto dos pacientes quanto das equipes envolvidas. Conclusão: Concluímos que a comunicação clara e humanizada, aliada à padronização de processos, colabora com a redução do absenteísmo, otimiza recursos e diminui custos operacionais. A busca ativa e o uso de múltiplos canais garante continuidade do cuidado e fortalece a confiança entre pacientes e equipe solicitante, contribuindo para um atendimento de qualidade

PDF
PÔSTER

Referências

A EMPATIA COMO INSTRUMENTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: LIÇÕES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 148-167. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1064. acesso em outubro 2024

Comunicação nas práticas em saúde: revisão integrativa da literatura. Saúde e Sociedade, v. 23, n. 4, p. 1356-1369, out./dez. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000400019. Acesso em: outubro 2024

Santos AB. Escuta qualificada como ferramenta de humanização do cuidado em saúde mental na Atenção Básica. APS em Revista. 2019;1(2):170-9. Disponível em: https://doi.org/10.14295/aps.v1i2.23. Acesso em outubro 2024

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/o-poder-da-empatia-como-ela-impacta-a-vida-das-pessoas/

Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção. Método para implementação do trabalho padronizado como elemento adicional do planejamento e controle baseado em

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Teresa Cristina Portugal, Alma Valquiria Breda, Civaldo Paulo Gomes, Eurípedes Lima Tavares, Maria José Pedro, Zuleica Gonçalves Bucci