Banner Portal
Gestão do inventário automatizado da Biblioteca Octavio Ianni do IFCH
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Gestão de acervo
Inventário
Biblioteca Universitária

Categorias

Como Citar

PETINARI, Valdinéa Sonia; SANTOS, Izabel Cristina Barbosa dos; SILVA, Karina Gama Cubas da. Gestão do inventário automatizado da Biblioteca Octavio Ianni do IFCH. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 2, p. e0240207, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11434. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11434. Acesso em: 21 jan. 2026.

Resumo

Introdução: Em 2023 realizou-se o primeiro inventário automatizado do acervo da Biblioteca Octavio Ianni com aproximadamente 250 mil exemplares. Inventariar acervo busca identificar possíveis inconsistências dos registros do sistema informatizado e do material físico. Objetivo: assegurar que os registros disponíveis no sistema estejam consistentes com as obras nas estantes; proteger o patrimônio da Universidade; subsidiar o desenvolvimento das coleções;  identificar e planejar as ações de intervenção nas obras danificadas ou com inconsistências;  constatar o índice de obras extraviadas. Metodologia: a) Definição do acervo a ser inventariado: 100.222 exemplares de Ciências Sociais por ter maior índice de extravio e o acervo da Filosofia e Religião composto de  39.529 exemplares; b) numeração das estantes; c) transferência e checagem dos dados coletados, além de providências de planejamento que antecederam a ação do inventário em si. Resultados: Coleta de 126.154 mil obras, recuperação de 43 exemplares, que estavam com situação “aguardando inventário” e 630 exemplares, que estavam com situação “extraviados”; obras que precisaram de tratamento técnico, resultando em: obras catalogadas: 679 exemplares; alterações/correções em obras: 1.986 exemplares; inclusão de exemplares: 2.397 exemplares;  alteração de exemplares: 1.769 exemplares. Conclusão: O inventário permitiu organizar o acervo de forma sistêmica, estabelecer diretrizes auxiliando no desenvolvimento das coleções, subsidiando a tomada de decisões referente à conservação e preservação das obras. A ação de inventariar está em consonância com a missão da Biblioteca que é, entre outras, o de salvaguardar, preservar, divulgar e dar acesso ao conhecimento.

PDF
PÔSTER

Referências

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instituto de Filosofia e Ciência Humanas. Biblioteca Octavio Ianni. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ifch/biblioteca. Acesso em: 23 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Valdinéa Sonia Petinari, Izabel Cristina Barbosa dos Santos, Karina Gama Cubas da Silva