Banner Portal
Relato de experiência: atividade lúdica-educativa com crianças em hemodiálise no centro integrado de nefrologia CIN
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Humanização
Hemodiálise pediatrica
Educação

Categorias

Como Citar

Relato de experiência: atividade lúdica-educativa com crianças em hemodiálise no centro integrado de nefrologia CIN. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 3, p. e0240211, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11439. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11439. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: A Doença Renal Crônica Terminal tem entre opções de tratamento a hemodiálise, que consiste na filtração do sangue do paciente através de um dialisador e da máquina, 3 a 4 sessões semanais, com média de 4 horas. O CIN é referência no atendimento de HD em Pediatria de Campinas e região, cuja rotina exaustiva ocasiona mudanças dos hábitos diários, limitações físicas e alterações emocionais nas crianças e suas famílias.A Enfermagem aplica práticas aliadas à Política Nacional de Humanização, que cita a reinvenção dos processos de trabalho como agente ativo nas mudanças dos serviços de saúde, incluindo os usuários e redes sócio-familiares nos processos de cuidado.Objetivo:Desenvolver atividade lúdica-educativa durante a HD, para humanizar o cuidado e melhorar interação entre equipe, pacientes e família. Metodologia:Realizada sessão de cinema, caracterizando a sala de HD para simular o cinema: com ticket, poster, distribuição de pipoca, refrigerante e doces, autorizado pela Nefropediatra. O filme escolhido celebra a amizade e as diferenças, fatos presentes no dia a dia desta turma. Houve bate papo sobre a moral da história e uma atividade lúdico educativa. As crianças foram ajudadas por familiares de forma espontânea. Resultados: A junção do lúdico com a HD trouxe alegria e melhor interação entre os envolvidos, a sessão cursou sem intercorrências. Trouxe questões como: diferenças, superação, amizade e aceitação, questões vivenciadas no dia-a-dia das crianças em HD. Conclusão:O evento alcançou o objetivo, assim pretendemos desenvolver novos projetos que tragam o lúdico e a educação para as crianças.

PDF
PÔSTER

Referências

ABREU, Isabella Schroeder et al. Crianças e adolescentes com insuficiência renal em hemodiálise: percepção dos profissionais. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.L.]Ribeirão Preto, v. 68, n. 6, p. 1020-1026, dez. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/

BRASIL. . Brasil, Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus. Acesso em: 21 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Edevaldo silva Abreu, Larissa Fernanda Vaccari, Andressa Maria de Jesus Cintra, Fabia Muniz Cartacho, Joaquim Joao da Silva Neto, Lucilene Inacio Cruz, Iolene Corpes Oliveira, Mariana Fontana Polessi, Sueli Maria de Souza Teixeira, Vera Luvia Domingos Silva, Gislaine Pignelli