Resumo
Introdução: A Doença Renal Crônica Terminal tem entre opções de tratamento a hemodiálise, que consiste na filtração do sangue do paciente através de um dialisador e da máquina, 3 a 4 sessões semanais, com média de 4 horas. O CIN é referência no atendimento de HD em Pediatria de Campinas e região, cuja rotina exaustiva ocasiona mudanças dos hábitos diários, limitações físicas e alterações emocionais nas crianças e suas famílias.A Enfermagem aplica práticas aliadas à Política Nacional de Humanização, que cita a reinvenção dos processos de trabalho como agente ativo nas mudanças dos serviços de saúde, incluindo os usuários e redes sócio-familiares nos processos de cuidado.Objetivo:Desenvolver atividade lúdica-educativa durante a HD, para humanizar o cuidado e melhorar interação entre equipe, pacientes e família. Metodologia:Realizada sessão de cinema, caracterizando a sala de HD para simular o cinema: com ticket, poster, distribuição de pipoca, refrigerante e doces, autorizado pela Nefropediatra. O filme escolhido celebra a amizade e as diferenças, fatos presentes no dia a dia desta turma. Houve bate papo sobre a moral da história e uma atividade lúdico educativa. As crianças foram ajudadas por familiares de forma espontânea. Resultados: A junção do lúdico com a HD trouxe alegria e melhor interação entre os envolvidos, a sessão cursou sem intercorrências. Trouxe questões como: diferenças, superação, amizade e aceitação, questões vivenciadas no dia-a-dia das crianças em HD. Conclusão:O evento alcançou o objetivo, assim pretendemos desenvolver novos projetos que tragam o lúdico e a educação para as crianças.
Referências
ABREU, Isabella Schroeder et al. Crianças e adolescentes com insuficiência renal em hemodiálise: percepção dos profissionais. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.L.]Ribeirão Preto, v. 68, n. 6, p. 1020-1026, dez. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/
BRASIL. . Brasil, Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus. Acesso em: 21 set. 2024.

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