Banner Portal
Turma de multiplicadores para captação de doadores de sangue, um projeto UTI e Hemocentro
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Enfermagem
Doação de sangue
Terapia intensiva

Categorias

Como Citar

GALHARDI, Nathalia Malaman; OLIVEIRA, Fernanda Teixeira; FERREIRA, Luciene Barbosa Bispo; OLIVEIRA, Jacqueline Santos Cavalcante; BANEZA, Tatiane Farias; BORGES, Kelly Cristina. Turma de multiplicadores para captação de doadores de sangue, um projeto UTI e Hemocentro. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 4, p. e0240212, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11440. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11440. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

Introdução. A Unidade de Terapia Intensiva tem pacientes críticos e com alta demanda para os estoques de hemocomponentes. Observa-se constantemente em períodos do ano os baixos estoques dos componentes e situações as quais nem sempre há disponibilidade para todos. Tendo em vista as dificuldades criou-se uma estratégia de captação de doadores durante a visita familiar aos pacientes na UTI. Objetivo. Capacitar a equipe de enfermagem para orientar familiares de pacientes internados na UTI a respeito da importância da doação de sangue, utilizando-se da educação em saúde. Resultados. Houve a capacitação de 22 profissionais de enfermagem. Em 4 meses de projeto foram orientadas total 204 famílias nas UTI E2, D2 e D3. Nos meses de maio foram registrados 110 doadores que se identificaram como repositores de pacientes do HC, destes 43 doadores foram provenientes de registro de paciente da UTI. Em junho o total de doadores do HC foram 157 sendo 38 destes relacionados à UTI. Em comparação com o mês anterior a implantação do projeto obtivemos incremento de 156 em maio e 43 por cento em junho de 2024 no número de doadores de sangue. Conclusão. O projeto demonstrou ser eficaz tanto para a capacitação quanto para qualificação dos profissionais sobre a doação de sangue. Por sua dimensão social, o engajamento com este trabalho aproxima os profissionais de enfermagem das famílias e gera maior comprometimento com a causa. Os resultados positivos incentivam as pessoas a falarem mais sobre o tema e aumentar o número de doadores de sangue no Hemocentro.

PDF
PÔSTER

Referências

Rodrigues RSM, Reibnitz KS. Estratégias de captação de doadores de sangue: uma revisão integrativa da literatura. Texto contexto - enferm . 2011.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. 2014.

LGM Laroca, TPR Melo, DB Oliveira, NCS Paula. OS DESAFIOS DA CAPTAÇÃO DE DOADORES VOLUNTÁRIOS DE SANGUE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Hematol transfus cell ther. 2021

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Nathalia Malaman Galhardi, Fernanda Teixeira Oliveira, Luciene Barbosa Bispo Ferreira, Jacqueline Santos Cavalcante Oliveira, Tatiane Farias Baneza, Kelly Cristina Borges