Banner Portal
Repositório digital arquivístico: descrição do fundo “recursos humanos” armazenado no Centro de Memória da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Memória institucional
Arranjo arquivístico
Migração de dados arquivísticos
Portal de pesquisa

Categorias

Como Citar

SILVA, Maria Helena Alves da; PODEROSO, Rosana Evangelista. Repositório digital arquivístico: descrição do fundo “recursos humanos” armazenado no Centro de Memória da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240215, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11444. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11444. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

 Introdução: O Centro de Memória da Faculdade de Ciências Médicas (CMFCM) é uma das áreas da Biblioteca FCM. A constituição do acervo representa o patrimônio histórico da FCM. O acervo está registrado em Dossiês e Catálogos. A partir da integração com outros arquivos que compõem a Redisap (Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes) a coleção passou a ser descrita em plataforma automatizada com busca integrada.  Objetivo: Relatar a readequação das atividades para descrição online do acervo, destacando o fundo “Recursos Humanos”.  Metodologia: A partir de 2019, após constituição do grupo de trabalho de gestores de arquivos, iniciamos a migração dos dados do acervo do CMFCM para a Redisap. Os dados passaram a ser registrados conforme os  padrões arquivísticos e de preservação da Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística ISAD(G) cujos objetivos são identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo, fim de promover o acesso aos mesmos. Resultados: Até o momento foram agrupados 554 documentos com o seguinte arranjo: Fundo “Recursos Humanos”, Grupo “Comissão de Corpo Docente”, Série “Acompanhar os trabalhos da comissão julgadora”, Subsérie “Memorial e comprovantes curriculares”. Conclusão: Esta atividade foi iniciada antes do período pandêmico, porém foi durante a pandemia de COVID-19, em teletrabalho, que a migração foi concluída. Com o portal Redisap é possível divulgar que a coleção é de guarda no CMFCM, ampliando a visibilidade. 

PDF
PÔSTER

Referências

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (Rio de Janeiro). ISAD(G) Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo comitê de normas de descrição, estocolmo, suécia, 19-22 de setembro de 1999. segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999. 2000. Disponível em: https://encurtador.com.br/kHNsd. Acesso em: 01 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Maria Helena Alves da Silva, Rosana Evangelista Poderoso