Banner Portal
Repositório digital arquivístico: descrição do fundo “recursos humanos” armazenado no Centro de Memória da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Memória institucional
Arranjo arquivístico
Migração de dados arquivísticos
Portal de pesquisa

Categorias

Como Citar

SILVA, Maria Helena Alves da; PODEROSO, Rosana Evangelista. Repositório digital arquivístico: descrição do fundo “recursos humanos” armazenado no Centro de Memória da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 1, p. e0240215, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11444. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11444. Acesso em: 12 out. 2025.

Resumo

 Introdução: O Centro de Memória da Faculdade de Ciências Médicas (CMFCM) é uma das áreas da Biblioteca FCM. A constituição do acervo representa o patrimônio histórico da FCM. O acervo está registrado em Dossiês e Catálogos. A partir da integração com outros arquivos que compõem a Redisap (Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes) a coleção passou a ser descrita em plataforma automatizada com busca integrada.  Objetivo: Relatar a readequação das atividades para descrição online do acervo, destacando o fundo “Recursos Humanos”.  Metodologia: A partir de 2019, após constituição do grupo de trabalho de gestores de arquivos, iniciamos a migração dos dados do acervo do CMFCM para a Redisap. Os dados passaram a ser registrados conforme os  padrões arquivísticos e de preservação da Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística ISAD(G) cujos objetivos são identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo, fim de promover o acesso aos mesmos. Resultados: Até o momento foram agrupados 554 documentos com o seguinte arranjo: Fundo “Recursos Humanos”, Grupo “Comissão de Corpo Docente”, Série “Acompanhar os trabalhos da comissão julgadora”, Subsérie “Memorial e comprovantes curriculares”. Conclusão: Esta atividade foi iniciada antes do período pandêmico, porém foi durante a pandemia de COVID-19, em teletrabalho, que a migração foi concluída. Com o portal Redisap é possível divulgar que a coleção é de guarda no CMFCM, ampliando a visibilidade. 

PDF
PÔSTER

Referências

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (Rio de Janeiro). ISAD(G) Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo comitê de normas de descrição, estocolmo, suécia, 19-22 de setembro de 1999. segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999. 2000. Disponível em: https://encurtador.com.br/kHNsd. Acesso em: 01 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Maria Helena Alves da Silva, Rosana Evangelista Poderoso