Banner Portal
Tratamento da Coleção Antonio Candido de Mello e Souza: contribuições à preservação da memória e ao desenvolvimento científico
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Antonio Candido de Mello e Souza
Acervos especiais
Preservação
Memória

Categorias

Como Citar

FERREIRA, Danielle Thiago; NASCIMENTO PEREIRA, Isabella; FESTA MIRA, Fernanda; ASSENCIO, Aline; KIYOMI OHY, Eliane; GALEFFI, Luiz Felipe; COSIUC, Natalia; LANDIM, Fernanda Alves. Tratamento da Coleção Antonio Candido de Mello e Souza: contribuições à preservação da memória e ao desenvolvimento científico . Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 2, p. e0240223, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11454. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11454. Acesso em: 21 jan. 2026.

Resumo

Introdução: Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017), filho do médico Aristides Candido de Mello e Souza, cuja coleção também se encontra na BORA, e de Clarisse Tolentino de Mello e Souza. Antonio Candido foi escritor, crítico literário, sociólogo e professor. Recebeu o título de professor honoris causa na Unicamp e de professor emérito na USP e UNESP. Participou da fundação do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Metodologia: A coleção foi doada por suas filhas à então Diretoria de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central Cesar Lattes em 2018. A partir da mudança para o novo prédio da BORA iniciaram-se os trabalhos de triagem, higienização e elaboração da listagem dos materiais. Resultados: Como resultados esperados pretende-se promover o acesso à coleção ampliando as possibilidades de pesquisas e estudos futuros. Enquanto isso como forma de celebrar o recebimento da coleção, em agosto de 2024 a BORA apresentou o documentário “O avô na sala de estar: a prosa leve de Antonio Candido”, realizado pelo Centro de Produção Audiovisual do SESC São Paulo, com direção de Marcelo Machado e Fabiana Werneck. O documentário é uma biografia afetiva baseada nos encontros de Antonio Candido e sua neta Maria Clara Vergueiro. O evento ainda contou com uma mesa de conversa com os diretores, onde também participaram os professores Alfredo Melo (IEL) e Thiago Nicodemo (IFCH), e a bibliotecária Isabella Pereira (BORA). Conclusão: Espera-se que a disponibilização desse acervo contribua para o desenvolvimento científico e preservação da memória desse importante intelectual brasileiro.

PDF
PÔSTER

Referências

ANTONIO Candido & Roberto Schwarz: a homenagem na UNICAMP. Organização de Roberto Schwarz. Campinas, SP: UNICAMP, c1989.

DENTRO do texto, dentro da vida: ensaios sobre Antônio Candido. Coautoria de Maria Angela d' Incao, Eloísa Faria Scarabôtolo. São Paulo, SP: Companhia das Letras: Instituto Moreira Salles, 1992.

HISTÓRIA e literatura: homenagem a Antônio Cândido. Organização de Jorge A. Ruedas de la Serna. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

MURGUIA, Eduardo Ismael. O colecionismo bibliográfico: uma abordagem do livro para além da informação. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp. 1, p. 87-104, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2009v14nesp1p87/19836. Acesso em 23 set. 2024.

POMIAN, Krzysztof. Colecção. In: ROMANO, R. Enciclopédia Einaudi: Memória/História. Porto: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1984. v.1, p. 51-86.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Danielle Thiago Ferreira, Isabella Nascimento Pereira, Fernanda Festa Mira, Aline Assencio, Eliane Kiyomi Ohy, Luiz Felipe Galeffi, Natalia Cosiuc, Fernanda Alves Landim