Banner Portal
Disponibilização da produção acadêmica do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas no Repositório Institucional da Unicamp
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Repositórios institucionais
Produção acadêmica
Gestão do conhecimento

Categorias

Como Citar

OLIVEIRA, Neiva Gonçalves; SANTOS, Isabel Cristina Barbosa dos. Disponibilização da produção acadêmica do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas no Repositório Institucional da Unicamp. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 2, p. e0240226, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11458. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11458. Acesso em: 21 jan. 2026.

Resumo

Introdução: O “Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp” é o instrumento oficial para a preservação do conhecimento produzido no âmbito da universidade e se propõe a: reunir, organizar e tornar acessível toda produção científica (livros, capítulos de livros, artigos de periódicos, trabalhos publicados em eventos, etc.). Objetivo: Apresentar as iniciativas para o povoamento do Repositório Institucional, a partir do trabalho realizado na Biblioteca Octavio Ianni no que se refere à gestão da produção intelectual do IFCH, em conformidade com Resolução GR-013/2015, de 06/07/2015, que dispõe sobre a criação do RI. Metodologia: As atividades de catalogação da produção intelectual da comunidade do IFCH iniciou-se efetivamente em 2023 e consiste em disponibilizar via site do RI (de acordo com padronização estabelecida pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp), a produção acadêmica recebida por: auto-depósito (solicitação de arquivamento por formulário eletrônico); artigos de periódicos de cargas da Base Dimension; obras (íntegra e capítulos) de publicações recebidas por doação e produção acadêmica mapeada pelo Currículo Lattes. Resultados: A produção acadêmica do IFCH disponível no RI contempla: 862 artigos, 122 capítulos de livros, 10 E-books, 7 editoriais, 8 entrevistas, 43 livros, 4 memoriais acadêmicos, 18 partes de livros, 3 pré-prints, 21 resenhas, 86 TCCs,  2.122 teses e 2.650 dissertações. Conclusão: Podemos concluir que as bibliotecas universitárias são imprescindíveis para o tratamento e  disseminação da informação científica e artística, para  garantir o acesso aberto, bem como, dar visibilidade à instituição e aos autores, permitindo a busca e recuperação da informação por meio de indicadores confiáveis.

PDF
PÔSTER

Referências

COIMBRA, Olívia Andrade; XAVIER JUNIOR, Gesner Francisco. Biblioteca universitária e repositório institucional: considerações prático-teóricas acerca do povoamento de coleções. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 22., 2023, Florianópolis. Anais [...] . Florianópolis: Ufsc/Febab, 2023. p. 1-9. Disponível em: https://portal.febab.org.br/snbu2023. Acesso em: 18 set. 2024.

REPOSITÓRIO Institucional da Unicamp. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/sbu/repositorio-institucional-da-unicamp-2/. Acesso em: 18 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Neiva Gonçalves Oliveira, Isabel Cristina Barbosa dos Santos