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Avaliação do clima organizacional do HC-UNICAMP: resultados e implicações na gestão de pessoas
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Palavras-chave

Pesquisa de clima
Planejamento estratégico
Clima organizacional

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Como Citar

SCHWELLER, Mariana Salhab Dall Aqua et al. Avaliação do clima organizacional do HC-UNICAMP: resultados e implicações na gestão de pessoas. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240228, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11461. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11461. Acesso em: 12 dez. 2025.

Resumo

Introdução: O clima organizacional está relacionado com a percepção que os colaboradores têm do ambiente de trabalho de sua empresa e de seu trabalho em si. Em 2023, o Hospital de Clínicas da Unicamp desenvolveu e aplicou sua primeira pesquisa de avaliação do clima organizacional, sendo originada da execução do Planejamento Estratégico 2022-2026. Objetivo: Avaliar, por meio de aplicação da pesquisa de clima organizacional, a percepção que os colaboradores do HC-UNICAMP têm em relação ao seu trabalho. Metodologia: O formulário para avaliação da pesquisa foi construído com base em 10 eixos de avaliação: Perfil, Alinhamento com a empresa, Bem-estar, Desenvolvimento profissional, Pertencimento, Estrutura, Feedback e reconhecimento, Liderança, Relacionamento interpessoal e Motivação. Foram 47 perguntas distribuídas entre os eixos e cadastradas no sistema REDCap. A pesquisa foi aplicada entre os dias 1 e 31 de outubro de 2023, de forma eletrônica. Resultados: Obtivemos 623 respostas à pesquisa, o que corresponde a cerca de 20% dos profissionais atuantes na instituição. Os principais resultados da aplicação da pesquisa foram: Elaboração e divulgação do relatório a todos os profissionais; Desenvolvimento de dashboard interativo com os resultados obtidos; e Organização de grupo para desenvolvimento do plano de ação sugerido. Conclusão: A aplicação da pesquisa de clima permite ao HC incentivar a criação de um ambiente de confiança entre líderes e liderados, promover o compartilhamento de informações entre todos, valorizar seus colaboradores, proporcionar treinamentos e capacitações funcionais e gerenciais, além de estimular a diversidade no ambiente de trabalho.

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Referências

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006.

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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Mariana Salhab Dall Aqua Schweller, Adriana Renata Ferrari Gasparoni, Elisanea de Oliveira Batista, Letícia Martins de A. Moura, Nilcilene Pinheiro Silva, Noemia Rodrigues de Oliveira, Raquel Pedott Campina, Trícia Thomé, Valmir Dimas, Welson Rocha Vieira, Cristiano da Silva, Edimilson Montalti, Nádia Cristina Zamariola Milani, Paulo Sérgio de Arruda Ignácio