Banner Portal
Cuidando do cuidador: a inclusão de práticas integrativas no contexto hospitalar
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Enfermagem
Cuidador
Pediatria
Práticas integrativas

Categorias

Como Citar

Cuidando do cuidador: a inclusão de práticas integrativas no contexto hospitalar. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240229, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11462. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11462. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde. Apesar das estarem inclusas no SUS desde 2006, o acesso e implementação das mesmas ainda é pouco explorado no âmbito da atenção terciária (1). A hospitalização de uma criança em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um momento de crise para a família, sendo que geralmente um dos pais ou responsável permanece todo o período acompanhando o menor (2).   Objetivo: Oferecer aplicação de práticas integrativas aos acompanhantes pediátricos durante internação hospitalar da criança, através de grupo terapêutico voluntário.   Metodologia: Realização de grupos de meditação guiada com os familiares das crianças internados e aplicação de auriculoterapia de forma individualizada. Foram realizados grupos mensais, portanto houve rotatividade dos participantes. Resultados: A grande maioria dos familiares apresenta queixas como ansiedade, preocupação e medo, por conta da situação em que a criança se encontra, além de dores físicas e incômodos, geralmente causados pela internação prolongada ou inesperada do filho. Muitos dos participantes referem desconhecer sobre auriculoterapia e nunca ter praticado meditação, o que pode indicar pouco acesso da população em geral as práticas integrativas. Além disso, muitos deles referem melhora das queixas após atendimento, e solicitam realização do grupo com maior frequência. Conclusão: Percebe-se que o oferecimento dessas terapias aos familiares proporciona melhoria do bem-estar, assim como da interação entre equipe e familiares, auxiliando na construção de laços terapêuticos por meio do acolhimento e cuidado ao cuidador.

PDF
PÔSTER

Referências

Gonçalves AM, Silva CC, Cabeça LPF, Melo LL. Compreendendo a participação de mães no cuidado aos filhos com doenças crônicas em unidade intensiva. Rev Gaúcha Enferm. 2022;43:e20210314. doi: https://doi.org/10.1590/1983- 1447.2022.20210314.pt

RUELA, Ludmila de Oliveira et al. Implementação, acesso e uso das práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde: revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 4239-4250, 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Diana Cristina de Souza, Elisandra de Oliveira Parada Pereira, Gisele Cristina Villela Bueno