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Gamificação como estratégia inovadora para capacitação em prevenção de infecção na UTI HC Unicamp
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Palavras-chave

Gamificação
Prevenção de infecções
Educação em saúde
Segurança do paciente

Categorias

Como Citar

SILVA, Ana Lucia da; URQUISA, Priscila Silva; CASTRO, Angelita de Paula e Silva de; NASCIMENTO, Andrea Devidis; DIAS, Bruna; CARVALHO, Luciana Aparecida Costa. Gamificação como estratégia inovadora para capacitação em prevenção de infecção na UTI HC Unicamp. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 4, p. e0240230, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11463. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11463. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

Introdução: A prevenção de infecções hospitalares é uma preocupação nas unidades de terapia intensiva (UTI), devido ao elevado risco associado aos cuidados de saúde. A capacitação constante da equipe é fundamental para assegurar práticas seguras e eficazes. Neste contexto, a gamificação emergiu como uma abordagem inovadora e eficaz para engajar e educar os profissionais. Objetivo: Descrever o desenvolvimento e a implementação de um jogo de tabuleiro magnético como estratégia de gamificação para capacitação da equipe de saúde em medidas preventivas de infecção na UTI. Metodologia: Foi elaborado um jogo de tabuleiro magnético abordando temas críticos na prevenção de infecções, como os cinco momentos de higiene das mãos, precauções padrão e especiais, limpeza de superfícies frequentemente tocadas e manejo de dispositivos vasculares. O jogo inclui 4 tabuleiros magnéticos, 12 fichas com questões visuais e animações, ímãs com respostas correspondentes e 12 envelopes para cada grupo contendo os ímãs de resposta. Os participantes foram divididos em grupos e discutiram as respostas corretas, promovendo competição saudável e colaboração. Resultados: A gamificação como ferramenta de capacitação mostrou-se altamente eficaz. Os profissionais de saúde demonstraram maior engajamento e compreensão dos temas abordados. As principais vantagens observadas incluem: maior retenção de conhecimento e engajamento ativo dos profissionais. A equipe forneceu feedbacks positivos, destacando a gamificação como uma abordagem atrativa. Conclusão: A gamificação demonstrou ser uma estratégia inovadora e eficaz para capacitação em prevenção de infecções na UTI. O jogo de tabuleiro magnético não apenas reforçou conhecimentos essenciais, mas também promoveu um ambiente de aprendizado interativo.

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Referências

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3rS7T8J . Acesso em: 10 jun. 2024.

FERREIRA, S. C. A gamificação na área da saúde: um mapeamento sistemático. In: Anais do Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação; 2019, XIII(1), p. 48-56; Bahia, Brasil. Disponível em: https://zenodo.org/records/11494682. Acesso em: 26 jun. 2024.

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Copyright (c) 2024 Ana Lucia da Silva, Priscila Silva Urquisa, Angelita de Paula e Silva de Castro, Andrea Devidis Nascimento, Bruna Dias, Luciana Aparecida Costa Carvalho