Banner Portal
Judicialização na saúde : estratégias para monitoramento dos dados e redução dos custos com processos judiciais em um hospital terciário público de ensino
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Judicialização da saúde
Medicamentos essenciais
Economia e Organizações de Saúde

Categorias

Como Citar

Judicialização na saúde : estratégias para monitoramento dos dados e redução dos custos com processos judiciais em um hospital terciário público de ensino. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 1, p. e0240234, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11468. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11468. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: A judicialização é uma ferramenta para acesso a tecnologias não disponíveis no SUS e tem sido uma preocupação para os gestores devido ao impacto no orçamento. Objetivo: Caracterizar os processos judiciais que levaram à redução do repasse orçamentário ao HC Unicamp e descrever as ações para redução dos processos judiciais. Metodologia: O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde realizou a avaliação dos dados sobre os processos judiciais enviados pela Secretaria Estadual de Saúde de 2021 a setembro de 2024. Os processos foram categorizados (tipo de tecnologia, disponibilidade no SUS, custos) e foi traçada proposta para orientação das equipes assistenciais e resolução de processos judiciais. Resultados: O impacto orçamentário com custeio de tecnologias demandadas por ações judiciais foi de R$5.125.552. 83% dos processos estão relacionados a medicamentos; 44% destes processos se referem a medicamentos não disponíveis no SUS. Foi realizada a orientação dos prescritores quanto à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais e quanto ao processo de solicitação de medicamentos indisponíveis no SUS. O HC criou um grupo de avaliação da judicialização que analisa os indicadores, comunica as equipes quanto aos processos vigentes e realiza ações de educação. O trabalho gerou retorno ao HC de R$4.064.501 durante o período avaliado. Conclusão: As discussões sobre a judicialização são frequentes no âmbito nacional, mas não havia dados específicos sobre o impacto orçamentário para a instituição. A avaliação do problema permitiu traçar ações de melhoria para evitar novos processos e evitar a perda de recursos pelo hospital.

PDF
PÔSTER

Referências

PAIXÃO, André Luís Soares da. Reflexões sobre a judicialização do direito à saúde e suas implicações no SUS. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 24, n. 6, p. 2167-2172, jun. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018246.08212019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Mayra Carvalho Ribeiro, Claudio Lopes, Carlos Roberto Silveira Correa, Lucieni de Oliveira Conterno, Flávia de Oliveira Motta Maia