Banner Portal
Ratreabilidade medimencamentosa na UTI : tranformando a segurança do paciente no HC UNICAMP
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Rastreabilidade medicamentosa
Administração de medicamentos
UTI
Segurança do Paciente
Erro medicamentoso

Categorias

Como Citar

CASTRO, Angelita de Paula e Silva de et al. Ratreabilidade medimencamentosa na UTI : tranformando a segurança do paciente no HC UNICAMP. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 4, p. e0240237, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11471. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11471. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

Introdução: A segurança na administração de medicamentos é crítica em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde a vulnerabilidade dos pacientes e a complexidade dos cuidados aumentam o risco de erros. A rastreabilidade medicamentosa à beira do leito surge como uma estratégia inovadora para monitorar rigorosamente o preparo e a administração de medicamentos. Objetivo: Relatar a experiência da implantação e implementação do processo de rastreabilidade medicamentosa em uma UTI do HC Unicamp, seguindo recomendações de órgãos sanitários. Metodologia: O projeto começou em uma UTI com 20 leitos, formando um grupo multidisciplinar (enfermeiros, farmacêuticos, médicos e gestores) para garantir recursos e treinamentos adequados. A primeira fase envolveu o cadastro de medicações utilizando códigos data matrix, assegurando a comunicação com a farmácia central. Infraestrutura como computadores e leitores de código de barras foi garantida, e a capacitação da equipe foi realizada por meio de simulações e aulas expositivas.  Resultados: Durante a implantação, os gestores ofereceram suporte à equipe. Inicialmente, houve desconforto com a mudança, mas a familiarização com o novo sistema levou a uma aceitação crescente. A implementação do sistema demonstrou ser viável em um hospital universitário público, mesmo com recursos limitados, resultando em uma redução significativa nos incidentes relacionados à administração de medicamentos. Conclusão: A implantação da rastreabilidade medicamentosa à beira do leito em UTI é uma estratégia eficaz na prevenção de erros na administração de medicamentos. O projeto será expandido para os demais 53 leitos de UTI, com a aquisição dos recursos necessários.

PDF
PÔSTER

Referências

ALMEIDA, R. M.; GONÇALVES, A. R. Rastreabilidade de medicamentos: uma estratégia para a segurança do paciente. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 23, n. 2, p. 165-170, 2011. DOI: 10.5935/0103-507X.20110023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de rastreabilidade de medicamentos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: http://www.saude.gov.br. Acesso em: 20 set. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Angelita de Paula e Silva de Castro, Priscila Silva Urquisa, Ana Lucia da Silva, Andrea Devidis Nascimento, Bruna Dias, Elenita Aparecida de Castro Recco, Joaquim Antonio Graciano, Paulo Rogerio Julio, Erika Sana Moraes, Angelica Olivetto de Almeida, Andrea Castro Porto Mazucca, Lara Paro Dias