Banner Portal
Comunicando para a qualidade e segurança: implantação do Huddle na UTI pediátrica
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Unidades de terapia intensiva pediátrica
Segurança do paciente
Huddle

Categorias

Como Citar

DIAS, Leticia Bottcher; ANDREATO, Alida Maria de Oliveira; BOTELHO, Renata Maria de Oliveira; CARVALHO, Luciana Aparecida Costa; PEREIRA, Elisandra de Oliveira Parada; BRANDÃO, Marcelo Barciela; BUENO, Giselli Cristina Villela. Comunicando para a qualidade e segurança: implantação do Huddle na UTI pediátrica. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240240, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11474. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11474. Acesso em: 12 dez. 2025.

Resumo

Introdução: Huddle é uma comunicação estruturada, breve e rotineira entre os membros de uma equipe. Na unidade de terapia intensiva pediátrica (UTIP) desempenha um papel fundamental ao melhorar a comunicação entre a equipe multidisciplinar, permitindo uma rápida troca de informações sobre o estado dos pacientes, facilitando a identificação precoce de riscos e a tomada de decisões ágeis. Objetivo: Descrever o processo de implementação do huddle na UTIP. Metodologia: Iniciativa ocorreu a partir da participação da unidade no programa “Prevenção em Ação” que tem como objetivo a redução de 30% das infecções relacionadas à assistência à saúde e o aumento em 30% na adesão à higiene de mãos.  A implantação do huddle na unidade ocorreu em 11 de julho de 2024. Para a realização foi elaborado um impresso e após o teste, foi remodelado de acordo com as sugestões dos profissionais envolvidos no processo. Resultados:  Ocorre diariamente pela manhã, com duração de 20-30 minutos e contempla os 20 pacientes. Os profissionais que participam do huddle são: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Aborda as internações, altas, precauções e itens específicos de cada criança como programação de exames, sedação, procedimentos, dieta, remoção dos dispositivos e direcionamento do cuidado. Conclusão: O huddle é essencial para garantir a segurança e a qualidade no cuidado aos pacientes críticos. Ao promover uma comunicação estruturada, ágil e colaborativa permite a identificação precoce de riscos e melhora a coordenação das ações, resultando em uma assistência mais eficiente e segura.

PDF
PÔSTER

Referências

RODRIGUEZ, Hector P.; MEREDITH, Lisa S.; HAMILTON, Alison B.; YANO, Elizabeth M.; RUBENSTEIN, Lisa V.. Huddle up! Health Care Management Review, [S.L.], v. 40, n. 4, p. 286-299, out. 2015. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health). http://dx.doi.org/10.1097/hmr.0000000000000036.

ROWAN, Brendan L.; ANJARA, Sabrina; BRðN, Aoife de; MACDONALD, Steve; KEARNS, Emma C.; MARNANE, Michael; MCAULIFFE, Eilish. The impact of huddles on a multidisciplinary healthcare teams' work engagement, teamwork and job satisfaction: a systematic review. Journal Of Evaluation In Clinical Practice, [S.L.], v. 28, n. 3, p. 382-393, 17 fev. 2022. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/jep.13648.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Leticia Bottcher Dias, Alida Maria de Oliveira Andreato, Renata Maria de Oliveira Botelho, Luciana Aparecida Costa Carvalho, Elisandra de Oliveira Parada Pereira, Marcelo Barciela Brandão, Giselli Cristina Villela Bueno