Resumo
Introdução: A Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, oferece um espaço de 796 m² com um design arquitetônico acolhedor, incluindo escadas geométricas que conectam os mezaninos. Em constante evolução, a Biblioteca revisa periodicamente suas atividades técnicas e administrativas, focando no desenvolvimento contínuo e na organização eficiente do acervo. Objetivo: Compartilhar experiências vividas durante a reorganização dos espaços da Biblioteca, em que foram implementadas melhorias para otimizar a integração das atividades de atendimento ao público e crescimento do acervo geral. Metodologia: Através do mapeamento das atividades, identificamos determinadas tarefas que poderiam ser centralizadas em um único local. Em seguida, analisamos o espaço físico para verificar se a sala desocupada atenderia às necessidades de determinadas atividades e se poderia acomodar o crescimento do acervo. Dessa forma, foi possível reorganizar o espaço físico da Biblioteca. Resultados: A reorganização das salas e a redistribuição dos espaços e acervos resultaram em um fluxo mais eficiente das atividades e na melhoria da qualidade dos serviços de atendimento ao público. A realocação do Atelier para uma sala anteriormente utilizada pelo serviço de Aquisição aumentou a produtividade, promoveu maior interação entre a equipe da Biblioteca e deu mais visibilidade às suas atividades. Com essa mudança, a Biblioteca ganhou 258 metros livres para expandir o acervo especializado, que cresceu 40,17% de 2008 a 2021. Esses dados permitem estimar o crescimento futuro do acervo. Conclusão: Conclui-se, que revisões realizadas periodicamente contribuem para a manutenção do crescimento do acervo, e igualmente da qualidade organizacional da biblioteca.
Referências
ADRIANO, Reni. Infraestrutura das Bibliotecas – I: disponibilidade e organização do espaço físico. Disponibilidade e organização do espaço físico. Instituto Ecofuturo. Disponível em: https://encurtador.com.br/OK2Sb. Acesso em: 10 mar. 2024.
COSTA, Klytia de Souza Brasil, Dias da. Organização de Bibliotecas: espaço físico. São Paulo: SENAC, 2007.
GREGÓRIO, Natália Duarte de Amorim. O espaço físico das Bibliotecas universitárias: um estudo da aplicação do projeto de layout. 2022. 90 f. TCC (Graduação) - Curso de Biblioteconomia, Departamento de Ciências da Informação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70174. Acesso em: 10 mar. 2024
RANGANATHAN, S. R. (Shiyali Ramamrita). As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2009. 336 p., il. ISBN 9788585637385 (broch.).
VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo, SP: Polis: Associação Paulista de Bibliotecários, 1989. 95p.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Sara Regina Barbosa Valentim Nascimento, Márcia Aparecida Pillon D'Alóia, Silvania Renata de Jesus Ribeiro, Ana Regina Machado, Rosimeire da Cunha Cirilo, Osvaldino Rodrigues dos Santos, Reginaldo Mendes Ramos