Resumo
Introdução: Com o advento da Nova Lei de Licitação, obrigatória a partir de 2024, torna-se necessário implementar compras sustentáveis que gerem benefícios econômicos e sociais para agregar valor ao recurso público. Logo, é importante auxiliar a Universidade no desenvolvimento do processo de gestão de compras e suas responsabilidades com a sociedade. Objetivo: O objetivo do trabalho é compartilhar as experiências adquiridas por meio do Programa de Mobilidade Internacional na Cardiff University – UK, realizado em junho de 2024. Desse modo, poderá ser observado como essa universidade gerencia os processos de compras, ferramentas utilizadas e dimensionamento das equipes aliados às práticas sustentáveis. Metodologia: Durante o período de 10 a 24 de junho foram realizadas diversas participações em reuniões, encontros e eventos, além de entrevistas diretas com profissionais das áreas de compras e planejamento da Cardiff University. Além disso, foram observadas a rotina de trabalho desses profissionais e os sistemas e ferramentas utilizadas. Resultados: Com o programa foi possível conhecer como aquela universidade organiza e gerencia os processos de compra de acordo com as práticas sustentáveis, quais os principais mecanismos de controle e gestão, quais os critérios de seleção, e como essa experiência pode ser utilizada e aperfeiçoada pela Unicamp. Conclusão: Diante dos novos desafios trazidos pela Nova Lei de Licitação, é necessário repensar os processos de compra com foco em eficiência na gestão dos recursos públicos alinhados às práticas sustentáveis e benefícios sociais. Nessa esteira, o programa contribuiu para o compartilhamento de experiência e conhecimento de novas soluções.
Referências
BALLOU, R.H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística empresarial. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CAVALCANTE, Marco Aurélio. Licitações Sustentáveis: Uma análise frente aos princípios da economicidade, igualdade e competitividade. Brasília, 2018.
DAVID, L.S. PHILIP K. EDITH L. S. Cadeia de Suprimentos, Projeto e Gestão: Conceitos, Estratégias e Estudos de Casos. 1. ed. Rio Grande do Sul, 2008.
FERRER, Florencia; SANTANA, Jair Eduardo. (Coord.) Compras Públicas Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratações Administrativas,2021.
SILVA, Carlos Sérgio Gurgel da. A sustentabilidade ambiental na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. 2021.
BRASIL. [Lei 14.133 (2021)]. Lei de Licitações e Contratos administrativos. Disponível em: http:// https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14133.htm
https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/1035870/CPM1021525786_Commercial_Strategy_doc_CO_Web_Accessible.pdf Acesso em 29/10/2023.
https://www.gov.uk/government/publications/the-green-book-appraisal-and-evaluation-in-central-governent/the-green-book-2020 Acesso em 29/10/2023.
https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/cardiff-university Acesso em 29/10/2023.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Thatiane Pereira Lopes