Banner Portal
Comissão de biossegurança da Divisão de Patologia Clínica do HC da UNICAMP: relato das iniciativas, melhorias, desafios e resultados
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Biossegurança praticada
Boas práticas laboratoriais
Segurança ocupacional

Categorias

Como Citar

Comissão de biossegurança da Divisão de Patologia Clínica do HC da UNICAMP: relato das iniciativas, melhorias, desafios e resultados . SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240244, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11481. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11481. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: Os princípios da biossegurança praticada focam na prevenção de acidentes ocupacionais que possam comprometer a saúde do ser humano, de outros animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos1. Considerando que a Divisão de Patologia Clínica (DPC) do Hospital de Clínicas é acreditada2, a adoção de tais medidas são irrefutáveis.  Em vista deste cenário, a DPC/HC reativou sua Comissão de Biossegurança (CBS). Objetivo: A iniciativa visa assegurar a manutenção da segurança dos trabalhadores, da comunidade e do meio ambiente, através de boas práticas laboratoriais (BPL) e de biossegurança. Metodologia: Para isso, a CBS atua definindo cronogramas de treinamentos periódicos, promovendo atividades práticas, atualizando manuais e procedimentos operacionais, além de rastrear problemas de infraestrutura predial, buscar correções, entre outros. Resultados: Em atendimento às  legislações3, os membros da CBS organizaram e ministraram treinamentos em BPL e biossegurança para 117 colaboradores, além de solicitar a restrição do acesso aos laboratórios apenas para servidores com crachás registrados. A CBS também identificou e corrigiu necessidades de adequação dos chuveiros de emergência e lava olhos, melhorando o escoamento da água. Foi realizada visita técnica às dependências da divisão apresentando a localização das saídas de emergência, extintores e hidrantes.  Conclusão: Sem o grupo nomeado para tais atividades, as ações eram menos frequentes e menos direcionadas. Portanto, todas as atividades que foram e estão sendo propostas pelos membros da CBS convergem para que cada vez mais as práticas de biossegurança e BPL sejam incorporadas no comportamento e na rotina ocupacional de todos os colaboradores.  

PDF
PÔSTER

Referências

SANGION, Luis Antônio et al. Princípios de biossegurança aplicados aos laboratórios de ensino universitário de microbiologia e parasitologia. Ciência Rural. Santa Maria, p. 91-99. jan. 2013.

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Norma PALC. - Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos. São Paulo, p. 1-72. jan. 2021.

RDC nº 786, de 05 de maio de 2023. BRASIL. Ministério da Saúde, 10 de maio de 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Gisele Locachevic, Jessyka Farrah Fernandes Campos, Kamila Cristina Silva, Eliane Picoli Alves Bensi, Alexandre Augusto Cherubim Camargo, Lucimar Aparecida Bibiano de Souza, Lia Mara Pereira, Edivilson da Costa, Marco Antonio Moda, Gisélia Aparecida Freire Maia, Cristina Cobra Azevedo Barreto, Ana Lucia Roscani Calusni