Resumo
Introdução: Com a implantação de um novo sistema de prontuário eletrônico e gestão hospitalar, surgiram problemas com descrições cirúrgicas não preenchidas ou pendentes, impactando o registro médico, a segurança das informações do paciente e o faturamento hospitalar. Entre março de 2023 e agosto de 2024, o hospital realizou 18.909 cirurgias, das quais 711 (3,76%) apresentaram pendências, resultando em R$ 792.781,58 em receitas não faturadas. A maioria dessas pendências (62,87%) ocorreu no Centro Cirúrgico eletivo/urgência. Objetivo: Monitorar o preenchimento das descrições cirúrgicas; reduzir pendências; proporcionar suporte às equipes; melhorar a comunicação entre as equipes cirúrgicas e a administração; assegurar a codificação e o faturamento corretos. Metodologia: Análise diária das pendências e ou ausência de descrição no sistema, elaboração de planilha de controle para acompanhamento e elaboração de dashboard dinâmico para ser compartilhado entre a equipe médica, indicando os pacientes pendentes, sua especialidade e período da pendência. Resultados: O projeto resultou na resolução de 675 (95%) das pendências, gerando um faturamento de R$ 759.295,70. O tempo para resolver pendências reduziu de quatro dias para seis horas, uma melhora de 93,75%. A iniciativa envolveu 477 colaboradores de 26 especialidades, promovendo eficiência no preenchimento e garantindo um ambiente de aprendizado contínuo. A replicabilidade do projeto é viável, evidenciando sua eficácia e impacto financeiro significativo.
Referências
Referências Bibliográficas:
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