Resumo
Introdução: A gestão por indicadores e a cultura de melhoria contínua em processos auxiliam na atualização das equipes assistenciais quanto à literatura científica, recomendações de conselhos e inovações tecnológicas. Campanhas institucionais com treinamentos são essenciais para mudanças em resultados dos indicadores e alinhamento com o planejamento estratégico da instituição. A reabilitação da mobilidade e funcionalidade (RMF) é uma prática que contribui para redução das disfunções provocadas pelo repouso prolongado de pacientes no leito, bem como prevenção não farmacológica de eventos adversos como tromboembolismo, lesão por pressão e riscos de queda. Objetivo: Demonstrar o processo de desenvolvimento e monitoramento dos resultados obtidos, antes e após a implantação da melhoria contínua no processo de trabalho de RMF da equipe de fisioterapia do HC/Unicamp. Metodologia: Estudo de caso de experiência exitosa, com escopo descritivo e exploratório, natureza aplicada e abordagem qualitativa e quantitativa. A metodologia de implantação foi o relatório A3 da Filosofia Lean Healthcare. Resultados: Houve redução da taxa de “não mobilizar” de 0,23 em 2022, para 0,11 em 2023 e 2024 de 0,03. A taxa de triagem de elegibilidade para RMF de 2023 e 2024 foi acima da meta estabelecida de 0,90. A taxa de manutenção ou melhora da mobilidade e funcionalidade dos pacientes em 2023 foi 82% e 2024 foi 80,3%. Conclusão: A implantação da melhoria alinhada com o planejamento estratégico, recomendações de conselho e campanhas institucionais foi eficaz para aumentar a RMF de pacientes elegíveis e melhorar o status de autonomia dos pacientes.
Referências
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