Resumo
Introdução: Psicotrópicos são medicamentos que atuam no sistema nervoso central. Sua utilização e armazenamento precisam de vigilância dado seu alto potencial em causar dependência física ou psíquica. Visando atender as normas estabelecidas foi proposta uma readequação em relação à prescrição, dispensação, distribuição e utilização. Objetivo: Descrever a implementação do controle dos psicotrópicos na UTIP. Metodologia: Relato da experiência do controle de psicotrópicos implantado na UTIP desde setembro/2023. Resultados: Os medicamentos passaram a ficar acondicionados em um carrinho trancado e foi desenvolvido um impresso para controle do uso e reposição das saídas dos psicotrópicos, por paciente. A implementação do controle veio ao encontro das demandas da Vigilância Sanitária e foi bem aceita pela equipe de enfermagem que incorporou o registro de saída. Ao final de cada plantão, o enfermeiro responsável faz o fechamento, confere se as saídas estão de acordo com as quantidades que sobraram e passa o plantão para o próximo turno. A organização dos medicamentos da gaveta de suporte foi pensada de maneira a favorecer e agilizar o processo de conferência - com espaços delimitados e cores diferentes. Com o controle, os ajustes das prescrições médicas, bem como o uso racional dos medicamentos psicotrópicos foi observado pela equipe. Conclusão: As ocorrências em relação ao quantitativo dos psicotrópicos diminuíram significativamente e todos os plantões vem conseguindo trabalhar com segurança, evitando o desperdício, reduzindo o livre acesso e priorizando o atendimento as crianças.
Referências
BRASIL. Lei Nº 10.357, de 27 de dezembro de 2001. Estabelece normas de controle e fiscalização sobre produtos químicos que direta ou indiretamente possam ser destinados à elaboração ilícita de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica, e dá outras providências. Brasília, DF.
COREN-SP. Parecer de Conselheira Relatora n° 006/2018. Ementa: Controle de psicotrópicos por profissionais de Enfermagem. Disponível em: https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/06-18.pdf . Acesso em: 25 out 2023.
MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S.L.], v. 17, n. 48, p. 1-18, 1 set. 2021. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Edicoes UESB. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Leticia Bottcher Dias, Alida Maria de Oliveira Andreato, Renata Maria de Oliveira Botelho, Lais Martins Ferreira, Elisandra de Oliveira Parada Pereira, Giselli Cristina Vilella Bueno