Banner Portal
Um relato de experiência: humanização na hemodiálise pediátrica.
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Hemodiálise pediatrica
Humanização
Cuidado humanizado

Categorias

Como Citar

CORPES DE OLIVEIRA, Iolene et al. Um relato de experiência: humanização na hemodiálise pediátrica. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 3, p. e0240290, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11541. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11541. Acesso em: 12 out. 2025.

Resumo

Introdução: O Centro Integrado de Nefrologia (CIN) da UNICAMP é referência no atendimento em hemodiálise (HD) pediátrica de Campinas. A humanização visa melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes, consiste em: melhorar as relações e a comunicação; auxiliar na adaptação à doença; promover o ambiente agradável; momentos de entusiasmo e integrar a família. Objetivo: Promover a humanização no atendimento aos pacientes pediátricos em HD. Metodologia: Trata-se de relato de experiência das atividades realizadas na HD pediátrica CIN, com foco na humanização, relacionadas principalmente à promoção do bem-estar. Foram realizadas festas da cultura brasileira e também mundial, como carnaval, festa junina, dia das Mães, Natal e “Halloween”, onde a sala de HD são decoradas pela equipe de enfermagem, proposta a caracterização dos pacientes conforme a data, o cardápio é adequado às limitações que a doença traz. Resultados: Podemos ressaltar a ambiência humanizada citando: o diálogo e escuta amplos; abertura; acolhimento e participação da família, além  do ambiente confortável e seguro. A promoção do bem-estar, apesar de ser um construto, refere-se também a auxiliar a viver com a doença com dignidade e felicidade. Conclusão: Há um processo de melhoria constante, as festas produzem momentos que modificam a relação do tratamento com a dor e sofrimento, levando a criança a uma realidade de brincadeiras, comida gostosa, alegria, amizade e celebração. É um importante promotor de felicidade, efeito também visualizado nos familiares e na própria equipe. Mesmo “presas” às máquinas de hemodiálise, elas se divertem, se encantam e vivem mais felizes.

PDF
PÔSTER

Referências

BRASIL. . Brasil, Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus. Acesso em: 21 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Iolene Corpes, Larissa Vaccari, Andressa Cintra, Edevaldo Abreu, Eni Ribeiro da Silva, Bia Cartacho, Gislaine Pignelli, Joaquim João Neto, Lucilene Cruz, Mariana Polessi, Sueli Teixeira, Vera Lucia Silva, Isabella Ribeiro