Banner Portal
Desafios institucionais e estratégicos da Controladoria Geral da UNICAMP: experiências e aprendizados
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Controle interno
Desafios institucionais
Integridade acadêmica

Categorias

Como Citar

FERREIRA, Flávio Batista; RODRIGO PEREIRA, Elton; FIUZA GARCEZ JUNIOR, Moises. Desafios institucionais e estratégicos da Controladoria Geral da UNICAMP: experiências e aprendizados. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240301, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11558. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11558. Acesso em: 28 jan. 2026.

Resumo

Introdução: Nos últimos 3 anos a Unicamp avançou significativamente na coordenação e sistematização do seu controle interno. A criação da Controladoria Geral e do Sistema de Controle Interno (SCI), em 2019, foi um importante passo para isso. Criados com o propósito de adequar a Unicamp às diretrizes de controle interno estabelecidas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Esses novos órgãos não introduziram o controle interno na Universidade, mas coordenaram e integraram mecanismos já existentes. Mesmo diante das dificuldades impostas pela Pandemia em sua estruturação inicial, a CONT e o SCI avançaram em diversos aspectos, conforme registrado nos relatórios de controle interno apresentados ao CONSU. Objetivo: Buscando colaborar na constituição de uma agenda para a conclusão da implantação da CONT, este trabalho tem como objetivo explorar os principais desafios institucionais e estratégicos para a sua consolidação e o fortalecimento do SCI. Metodologia e Resultados: Partindo das lições aprendidas nos primeiros anos de funcionamento, os desafios são organizados em três eixos: a comunicação, estabilização do Programa de Acompanhamento Integrado e a plena implementação dos processos internos. Além disso, há a necessidade de avançar com a constituição de um sistema de integridade acadêmica, assegurar a apuração dos achados da CONT por instâncias competentes e garantir a responsabilização de servidores naqueles casos em que ficarem comprovadas más práticas, falhas administrativas, fraudes, desvios ou outros erros que oneraram a Universidade. Conclusão: Concluímos que apesar dos avanços recentes, ainda há obstáculos a superar e novos desafios emergem à medida que outros são resolvidos.

PDF
PÔSTER

Referências

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Comunicado SDG 35/2015. São Paulo: TCE-SP, 2015.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de Controle Interno. São Paulo: TCE-SP, [s.d.].

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Relatório de Atividades 2022 e Plano de Ações Prioritárias para 2023. Campinas: Unicamp, 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Relatório de Atividades 2023 e Plano de Ações Prioritárias para 2024. Campinas: Unicamp, 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Flávio Batista Ferreira, Elton Rodrigo Pereira, Moises Fiuza Garcez Junior