Banner Portal
Educação do paciente e familiares como estratégia para minimizar riscos de queda na enfermaria de pneumologia
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Educação em saúde
Enfermagem
Quarto de paciente

Categorias

Como Citar

Educação do paciente e familiares como estratégia para minimizar riscos de queda na enfermaria de pneumologia. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240307, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11568. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11568. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) enfatiza a participação ativa de pacientes e familiares na prevenção de falhas e danos nos serviços de saúde, promovendo a cultura de segurança. No Hospital de Clínicas da UNICAMP, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSS) desenvolve ações para aprimorar os serviços, incluindo o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que conta com 11 times multiprofissionais voltados à melhoria contínua. Um desses times é o de Prevenção de Quedas, que elaborou uma cartilha de medidas preventivas. Objetivo: Este estudo objetiva promover a educação de pacientes e familiares da enfermaria de Pneumologia do HC UNICAMP sobre o risco de quedas. Metodologia: utilizando a Cartilha de Prevenção de Quedas, elaborada previamente pelo NSP, a equipe de enfermagem orienta pacientes e familiares no momento da admissão na enfermaria. Além disso, há a avaliação diária dos pacientes quanto ao risco de queda pela Escala de Morse. Resultados: o estudo evidenciou uma mudança cultural, com maior incentivo à participação ativa dos pacientes e familiares, adoção de medidas de prevenção, como suspensão do uso de extensão e uso de torpedo de oxigênio (O²) no deslocamento de todos os pacientes em uso de catéter de O². A equipe multidisciplinar também discutiu de forma mais ampla os riscos de quedas e as medidas preventivas, que constam agora em prescrição médica. Conclusão: Houve uma diminuição dos eventos adversos relacionados à queda e aumento da participação ativa de pacientes e familiares no cuidado. 

PDF
PÔSTER

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE; AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA; FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Protocolo de Prevenção de Quedas. Protocolo integrante do Programa Nacional de Segurança do Paciente [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/protocolo-de-prevencao-de-quedas>. Acesso em: 31 jul. 2023.

MINISTÉRIO DA SAÚDE; FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ; AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. **Segurança do Paciente** [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 CAMILA VIEIRA DE SOUSA CARDOSO, Renata Bigatti Bellizzotti Pavan , Marília dos Reis Pereira Freitas , Roseli Aparecida Dias, Sílvia Cristina Faez Taveira , Camila Félix Bicudo, Andreia Teixeira Goes Pires , Margareth Pinheiro Maia dos Santos , Joyce Cristine Garcia Ragassi