Resumo
Introdução: A Unicamp tem demonstrado um compromisso crescente com a promoção de um ambiente universitário mais harmonioso e colaborativo. Nos últimos anos, a universidade tem expandido suas iniciativas para fomentar o diálogo e a resolução pacífica de conflitos. A criação de Espaços de Acolhimento (EA) em diversas unidades e órgãos administrativos é um exemplo concreto dessa evolução. Objetivo: O principal objetivo do EA é oferecer um canal de suporte e orientação para os membros da comunidade do Instituto de Artes (IA). A iniciativa busca atuar tanto na gestão como na prevenção de conflitos, acolhendo as demandas e, com autorização dos acolhidos, dando encaminhamento das manifestações aos órgãos competentes da universidade. Metodologia: Composto por uma equipe multidisciplinar de 7 profissionais, devidamente capacitados pela EDUCORP, o EA oferece atendimento individualizado e sigiloso, com agendamento prévio por e-mail. Além do atendimento personalizado, o espaço promove diversas atividades preventivas, como rodas de conversa sobre temas relevantes e palestras com especialistas. Resultados: A implantação do EA representa um avanço significativo na gestão de pessoas do IA. A iniciativa se alinha com as políticas da Unicamp de promover um ambiente de trabalho mais humano e colaborativo. A adesão do IA ao projeto eleva para 21 o número de EAs em unidades da universidade. Conclusão: O Espaço de Acolhimento do IA é uma iniciativa que demonstra o compromisso com o bem-estar das pessoas. Ao oferecer um espaço seguro e acolhedor, o projeto contribui para a construção de um ambiente de trabalho e de estudo mais saudáveis.
Referências
COMO aprender a escutar o outro? Christian Dunker. Roteiro: Casa do Saber. 2017. (7 min.), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zo-jk4kVtE. Acesso em: 30 ago. 2024.
A ESCUTA ativa. Olga Curado. 2018. (2 min), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7Wtp2PIHBEk. Acesso em: 30 ago. 2024.
OS ABOMINÁVEIS Desescutadores - com Cláudio Thebas e Christian Dunker. 2020. (14 min), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6qZYLcKYse8. Acesso em: 30 ago. 2024.
BRASIL. Lei n. 13.140, de 26 de junho de 2015. Dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública. Brasília, DF: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2015. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13140.htm. Acesso em 30 ago. 2024.
UNICAMP. Resolução GR-032/2019, de 29 de agosto de 2019. Cria a Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp. Campinas, SP. Disponível em https://www.pg.unicamp.br/norma/17564/1. Acesso em 30 ago. 2024.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Rubens dos Santos Junior, Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito, Kelly Cristina Silva, Polyana Aparecida Pacheco Cruz, Solange de Brito Araújo, Daniel Thomas Auricchio Beraldo, Filipe Mattos de Salles
