Resumo
Introdução: O Hospital de Clínicas da UNICAMP atua como referência para 42 municípios no Estado de São Paulo, recebendo pacientes para tratamento de câncer em seu Ambulatório de Oncologia Clínica/Quimioterapia. Objetivo: Com o objetivo de garantir uma assistência em Cuidados Paliativos mais eficiente, foi criado um processo de comunicação entre o hospital e os serviços de saúde dos municípios de origem dos pacientes. Metodologia: Esse processo envolveu mapeamento de recursos disponíveis, reuniões, capacitações e a criação de um documento de contrarreferência. Resultados: Desde então, mais de 570 pacientes foram encaminhados de volta para seus municípios de origem para receberem Cuidados Paliativos humanizados, demonstrando a importância da cooperação entre diferentes níveis de atenção à saúde. Conclusão: A integração entre hospitais terciários e serviços primários e secundários é essencial para atender a demanda crescente por cuidados paliativos no Brasil, destacando a necessidade de revisões e atualizações regulares para manter a qualidade do atendimento.
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Onde tratar pelo SUS. Disponível em: https://encurtador.com.br/pTGvp. Acesso em: 23 set. 2024.
BRASIL. Portaria nº 874, de 16 de maio de 2013. Disponível em: https://encurtador.com.br/cCaXA. Acesso em: 23 set. 2024.
Manual de Cuidados Paliativos ANCP Ampliado e atualizado 2a edição. [s.l: s.n.]. Disponível em:https://encurtador.com.br/IjZwK. Acesso em: 23 set. 2024.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Global Atlas of Palliative Care. [s.l.]: WHO, 2014. Disponível em: https://encurtador.com.br/GMnKS. Acesso em: 23 set. 2024.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Gina Colombo Feijó de Souza, Rosana Oliveira Curti Fontana