Banner Portal
Plataforma de visualização de imagens do satélite meteorológico GOES-16
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Sensoriamento remoto
Previsão do tempo
Monitoramento da superfície

Categorias

Como Citar

GONLÇALVES, Renata Ribeiro do Valle; OLIVEIRA, Guilherme Moura; LORENZI, Felipe de; BAINY, Bruno Kabke. Plataforma de visualização de imagens do satélite meteorológico GOES-16. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 2, p. e0240318, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11589. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11589. Acesso em: 21 jan. 2026.

Resumo

Introdução: Desde 1985, o CEPAGRI vem desenvolvendo trabalhos utilizando processamento de imagens de satélites tanto para fins de pesquisas aplicadas à agricultura, às áreas urbanas e ao meio ambiente, quanto para auxiliar a previsão do tempo. Após receber por 30 anos imagens dos sistemas de recepção de imagens UAI-R, AVHRR/NOAA, AVHRR/Metop e Feng-Yun, em 2018, foi instalado o sistema de recepção de imagens do satélite meteorológico GOES-16 em sua área experimental. A UNICAMP passou a ser a primeira Universidade Pública brasileira a possuir esse satélite de última geração. Objetivo: Disponibilizar imagens do GOES-16 e seus produtos para os usuários em geral.  Metodologia: Para disponibilizar esses dados para os usuários, o LabSat (Laboratório de Processamento de Dados e Imagens de Sensoriamento Remoto) desenvolveu uma plataforma para visualização interativa das imagens e dos produtos do GOES-16, tais como: 16 bandas espectrais, índice de vegetação (NDVI), temperatura de superfície, raios, chuva e imagens de composição natural da Terra. Resultados: A plataforma permite que o usuário interaja com os dados disponíveis em tempo real de um terço da Terra a cada 10 minutos das bandas espectrais, e dos produtos provenientes dessas bandas. Permite também visualizar informações de raios a cada 20 segundos. Conclusão: Esses dados apresentam uma série de benefícios à sociedade como: auxiliar a elaboração da previsão do tempo com maior precisão, melhores condições para os pesquisadores realizarem monitoramentos e estudos mais refinados voltados tanto para a agricultura (solo, plantação e previsão de safra) quanto para o meio ambiente (florestas e corpos d’água).

PDF
PÔSTER

Referências

Plataforma LabSat - Aplicação para visualização interativa dos dados do satélite GOES-16, acessado em [23 de setembro de 2024] através do link: https://plataforma.labsat.cpa.unicamp.br/

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Renata Ribeiro do Valle Gonlçalves, Guilherme Moura Oliveira, Felipe de Lorenzi, Bruno Kabke Bainy