Resumo
Introdução: Na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, os recursos humanos associam-se nas missões de ensino, pesquisa e extensão. Neste contexto, a aprendizagem e a capacitação dos servidores são fundamentais para que estes desenvolvam autonomia e sejam capazes de lidar com a diversidade de tarefas e informações. O objetivo deste projeto foi disponibilizar uma sala específica e dotada com as mais recentes tecnologias para a capacitação e desenvolvimento dos servidores do campus de Piracicaba e Limeira, para o oferecimento de cursos, treinamento, eventos, nas modalidades remotas e presenciais, com capacidade para até 20 pessoas. Metodologia: Recebemos o aporte financeiro na ordem de R$ 110.000,00 reais, para preparação do espaço, aquisição de móveis, equipamentos audiovisuais e de informática, esta infraestrutura possibilita que os funcionários se desenvolvam ainda mais pessoalmente e profissionalmente. Resultados: Os cursos, palestras e eventos que poderão ser ofertados, além de fornecerem conhecimentos técnicos e específicos para o desempenho das tarefas diárias, são voltados também para o desenvolvimento de valores, atitudes e posturas. Conclusão: Desta forma, o processo de aprendizagem, será contínuo e fornecerá suporte para que a organização alcance, também, suas metas e objetivos, trazendo inclusive economia de tempo e de recursos para a Universidade, sendo que este modelo pode ser replicado para outras Unidades da UNICAMP.
Referências
ANTONELLO, C. S. O processo de aprendizagem entre níveis individual, grupal e organizacional: desenvolvimento de competências. Revista Organizações em contexto, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 223-250, jan./jun. 2007.
BALSAN, L. A. G. et al. Impacto do treinamento, comprometimento e entrincheiramento organizacionais em servidores de uma universidade pública. Revista GUAL, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 143-164, jan. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 31. ed. Rio de
Janeiro: Vozes, 2011.
EBOLI, M. Universidades corporativas: educação para as empresas do século XXI. São
Paulo: Schmukler Editores, 1999.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Fernanda Caroline Fernandes de Melo, José Marcos Tedesco Favarim, Décio Henrique Franco, Edison Cardoso Lins, Felipe Correa Nogueira