Banner Portal
Covid-19 e isolamento social de grávidas e puérperas: possíveis impactos na saúde mental
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Pandemia
maternidade
puerpério
covid-19
saúde mental

Categorias

Como Citar

Covid-19 e isolamento social de grávidas e puérperas: possíveis impactos na saúde mental. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240324, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11599. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11599. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: Em março de 2020, a pandemia da Covid-19 foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. O isolamento social pode interferir negativamente no decorrer da gestação afetando aspectos biológicos e emocionais. Objetivo: Analisar possíveis alterações emocionais em mulheres grávidas e/ou puérperas que passaram ou estão passando pela chegada de um filho(a) durante a pandemia da Covid-19. Método: Revisão bibliográfica de artigos científicos nacionais publicados nos últimos dois anos na Pubmed,  Medline, SciELO, além do portal de periódicos da CAPES. Para análise dos artigos, procedeu-se com a técnica de análise temática de conteúdo. Resultados: Foi destrinchado 11 artigo, gerando quatro categorias que traduzem os pontos principais das pesquisas em consonância com o objetivo do presente estudo. A categoria 1, discute os impactos protocolares e emocionais após adição de gestantes no grupo de alto risco. A categoria 2, aponta os maiores impactos frente ao novo sistema de isolamento social para grávidas e puérperas. A categoria 3 traz quais foram os impactos na saúde mental mais relatados por grávidas e/ou puérperas durante o isolamento social. Na última categoria, se discutiu a grande repercussão de fake news durante o pandemia do coronavírus. Conclusão: O trabalho aponta a importância de se pensar na maternidade e sua saúde mental frente a um cenário de isolamento social. Estudos que estudem futuros impactos do isolamento social para grávidas e puérperas se mostram essenciais para que haja um olhar mais atento para essa população, pensando no presente e futuro.

PDF
PÔSTER

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. 66ª Reunião Extraordinária. Recomendação nº72. 2020a.

Estrela, Fernanda Matheus et al. Gestantes no contexto da pandemia da Covid-19: reflexões e desafios. Physis: Revista de Saúde Coletiva [online]. 2020

Maldonado, M. T. P. (2017). Psicologia da gravidez, parto e puerpério. Petrópolis, RJ:Vozes

Silva, Russo e Nucci.Gravidez, parto e puerpério na pandemia: os múltiplos sentidos do risco. 2021

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Marina Silva de Almeida Leite