Banner Portal
Implementação de demarcação de estomas por enfermeiros perioperatórios: impacto na segurança do paciente e qualidade do cuidado
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

demarcação de estoma, enfermeiros perioperatórios, segurança do paciente, complicações pós-operatórias.

Categorias

Como Citar

MORAES, Camila de Jesus Peron et al. Implementação de demarcação de estomas por enfermeiros perioperatórios: impacto na segurança do paciente e qualidade do cuidado . Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240327, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11605. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11605. Acesso em: 9 dez. 2025.

Resumo

Introdução: A demarcação de estomas por enfermeiros perioperatórios é essencial para o sucesso cirúrgico e a segurança do paciente. A marcação adequada reduz complicações e facilita a adaptação, especialmente em pacientes com neoplasias e doenças inflamatórias intestinais. Estudos ressaltam a importância do cuidado perioperatório na segurança do paciente e destacam a Gestão da Qualidade Total (TQM) como uma estratégia eficaz para melhorar processos hospitalares e minimizar erros. Objetivo: Descrever a implementação de um processo de demarcação de estomas por enfermeiros perioperatórios em um hospital universitário no interior de São Paulo e seus efeitos na segurança do paciente. Método: Após identificar a ausência de demarcação adequada e suas consequências, foi adotada a Gestão da Qualidade Total (TQM). Enfermeiros receberam treinamento especializado entre junho e julho de 2022 para padronizar a demarcação de estomas. O ciclo PDCA foi utilizado para monitorar e ajustar o processo, baseado no feedback de pacientes e da equipe cirúrgica. Resultados: Entre agosto de 2023 e junho de 2024, 65 pacientes (28 mulheres, 37 homens, idades entre 18 e 75 anos) foram submetidos à demarcação. A maioria das cirurgias envolveu Proctologia, com destaque para retossigmoidectomias abdominais (35,5%) e colectomias (19,7%). Conclusão: A implementação da demarcação de estomas por enfermeiros perioperatórios demonstrou ser uma intervenção viável, estruturando o cuidado cirúrgico e promovendo um ambiente mais seguro para os pacientes.

PDF
PÔSTER

Referências

RIBEIRO, L. C.; SILVA, P. M. Cuidados Perioperatórios e Segurança do Paciente. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 75, n. 1, p. 58-66, 2022.

SOUZA, F. J.; MENDES, A. R. Gestão da Qualidade Total em Saúde. Jornal de Administração Hospitalar, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 101-115, 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Camila de Jesus Peron Moraes, Teresa de Lourdes Silva Reis, Regina Maria da Silva Feu Santos, Adriane Costa e Silva Rodrigues Piva , Rose Andrea Stein Temple , Fabiana Fernandes Bonifacio Freitas, Mariana Panhan , Luciana Cristina Rigon , Daniela Nunes de Souza , Alexandre Oliveira da Silva , Suzimar de Fatima Benato Fusco