Banner Portal
Plano estratégico para acesso responsável no Hospital de Clínicas
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Tecnologia
Segurança do paciente
Padronização

Categorias

Como Citar

KAWASAKI, Gledson Moreira et al. Plano estratégico para acesso responsável no Hospital de Clínicas. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240330, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11609. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11609. Acesso em: 25 jan. 2026.

Resumo

Introdução:  A crescente demanda por serviços de saúde requer uma estrutura eficiente para a admissão de novos pacientes, que possa garantir segurança para pacientes e colaboradores. O Hospital de Clínicas da Unicamp (HC) criou a Comissão Estratégica de Acesso Responsável de Casos Novos (CEARC), composta por equipes de gestão das áreas envolvidas com o atendimento aos pacientes do hospital, incluindo os setores de segurança e de tecnologia da informação, com o objetivo de regularizar e institucionalizar o processo de entrada de novos pacientes, otimizando o fluxo de pessoas no ambiente hospitalar. Objetivo: Padronizar a admissão de novos pacientes e aprimorar a segurança interna por meio de tecnologias, como o reconhecimento facial, garantindo a identificação e rastreabilidade de todos que circulam pelo hospital. Metodologia: Reuniões quinzenais entre os membros da CEARC, para garantir o cumprimento das normas e permitir respostas ágeis aos ajustes necessários. Além disso, a comissão acompanhará todas as fases do projeto, incluindo o estudo de viabilidade para a implementação do reconhecimento facial e a elaboração de um fluxo padrão de admissão de novos pacientes. Resultados: A padronização proporcionará maior eficiência ao fluxo de admissão e segurança no ambiente hospitalar, promovendo organização e facilitando ajustes conforme necessário. Conclusão: A integração de novas tecnologias e a criação de diretrizes claras por meio da CEARC fortalecerão a gestão hospitalar no HC, promovendo um ambiente seguro e um atendimento eficiente aos pacientes frente à crescente demanda.

PDF
PÔSTER

Referências

ANDRADE, Leonardo Marques de. Identificação médica segura por reconhecimento facial e análise por realidade aumentada. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Informática) – Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto, 2020.

DIAS, Alberto. O uso da biometria para a identificação única dos usuários do sistema de controle de atendimentos SUS do Guarujá. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ, 1., 2004, Guarujá. Anais [...]. Guarujá: UNAERP, 2004.

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO MÉDICO E HOSPITALAR (Famesp). Tecnologia em saúde: Famesp implanta sistema biométrico em hospitais e ambulatórios sob sua gestão. Jornal HCFMB, 2023. Disponível em: https://jornal.hcfmb.unesp.br/tecnologia-em-saude-famesp-implanta-sistema-biometrico-em-hospitais-e-ambulatorios-sob-sua-gestao/. Acesso em: 19 set. 2024.

MONTEIRO, Camila Negrão; SOUZA, Carlos Jefferson Santana de; FARIAS, Kátia Cilene Lisboa; et al. Uso de tecnologias digitais para o monitoramento da experiência e segurança do paciente. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 11, 2023. DOI: 10.25248/REAS.e14422.2023.

SCHNEIDER, João Augusto et al. Uso de tecnologias recentes para a identificação segura do paciente. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2021. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceo/id_cpmenu/3268/10_USO_DE_TECNOLOGIAS_RECENTES_PARA_A_IDENTIFICA__O_SEGURA_DO_PACIENTE1_16170219090711_3268.pdf. Acesso em: 26 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Gledson Moreira Kawasaki, Cecília Martins dos Santos, Adriana Renata Ferrari Gasparoni , Nilcilene Pinheiro Silva, Cleusa Regina Manga Ribeiro Milani, Tricia Cristina Pontes Thome, Elenita Aparecida de Castro Recco, Elaine Cristina de Ataide, Daniela Camargo de Oliveira, Sérgio da Silva Lacerda, Joaquim Antonio Graciano