Resumo
Introdução: A proposta pedagógica apresentada incide sobre as temáticas Meio Ambiente e Educação Financeira. Início em 2024 com 34 crianças, com idades de 6 a 12 anos do Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente
(PRODECAD), da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC). Objetivo: Tem como objetivos promover o empoderamento; introduzir conceitos econômicos que possam trazer benefícios ao longo da vida; oferecer vivências que oportunizem a
construção de novos saberes que permitam a adesão de comportamentos mais sustentáveis e favoráveis ao meio ambiente. Metodologia: A estratégia é incentivar a criança a juntar suas economias a partir do recolhimento do alumínio para trocá-lo por
uma moeda fictícia, denominada PRODCOIN. Foram definidos três espaços: Casa de Câmbio (Recebe latas/lacres e troca por fichas); AluBank (Troca fichas pela moeda e faz aplicações financeiras) e a Prodstore (Loja para uso da moeda). Resultados: A
aquisição de novas habilidades e competências é um investimento que demanda mudanças de comportamento a longo prazo, no momento se constata pela crescente participação das crianças e suas famílias que a proposta esta atraindo e sendo
significativa a comunidade envolvida. Conclusão: A proposta pedagógica mostra como é possível trazer para dentro do espaço educativo atividades práticas que possibilitam promover de forma lúdica e prazerosa, a aprendizagem de saberes complexos
envolvidos em ambos os temas abordados, ao conectar ensino e realidade, contribuímos com o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais à formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis com a humanidade.
Referências
BASE Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 17 maio 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz & Terra, 1996.
GOHN, Maria da Gloria. Educação não-formal, educador (a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan. 2009.
SACHS, Ignacy. Caminhos para do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
SEREZINO, Camila et al. A Importância do Lúdico na Infância: Piaget x Vygotsky. São Paulo: Ação e Diversão, 2020.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Ana Cláudia Moraes Santos, Samara Fiel do Valle Evangelista, Adriana de Araújo