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PRODCOIN, a nossa moeda verde: o planeta em nossas mãos
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Palavras-chave

Educação
Sustentabilidade
Educação financeira

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Como Citar

SANTOS, Ana Cláudia Moraes; EVANGELISTA, Samara Fiel do Valle; ARAÚJO, Adriana de. PRODCOIN, a nossa moeda verde: o planeta em nossas mãos. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 3, p. e0240335, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11616. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11616. Acesso em: 11 out. 2025.

Resumo

Introdução: A proposta pedagógica apresentada incide sobre as temáticas Meio Ambiente e Educação Financeira. Início em 2024 com 34 crianças, com idades de 6 a 12 anos do Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente
(PRODECAD), da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC). Objetivo: Tem como objetivos promover o empoderamento; introduzir conceitos econômicos que possam trazer benefícios ao longo da vida; oferecer vivências que oportunizem a
construção de novos saberes que permitam a adesão de comportamentos mais sustentáveis e favoráveis ao meio ambiente. Metodologia: A estratégia é incentivar a criança a juntar suas economias a partir do recolhimento do alumínio para trocá-lo por
uma moeda fictícia, denominada PRODCOIN. Foram definidos três espaços: Casa de Câmbio (Recebe latas/lacres e troca por fichas); AluBank (Troca fichas pela moeda e faz aplicações financeiras) e a Prodstore (Loja para uso da moeda). Resultados: A
aquisição de novas habilidades e competências é um investimento que demanda mudanças de comportamento a longo prazo, no momento se constata pela crescente participação das crianças e suas famílias que a proposta esta atraindo e sendo
significativa a comunidade envolvida. Conclusão: A proposta pedagógica mostra como é possível trazer para dentro do espaço educativo atividades práticas que possibilitam promover de forma lúdica e prazerosa, a aprendizagem de saberes complexos
envolvidos em ambos os temas abordados, ao conectar ensino e realidade, contribuímos com o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais à formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis com a humanidade.

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Referências

BASE Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 17 maio 2024.

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SACHS, Ignacy. Caminhos para do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

SEREZINO, Camila et al. A Importância do Lúdico na Infância: Piaget x Vygotsky. São Paulo: Ação e Diversão, 2020.

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