Banner Portal
Entre linhas e agulhas, brincadeiras analógicas que promovem o desenvolvimento infantil
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Educação. Criança. Trabalhos manuais.

Categorias

Como Citar

SANTOS, Ana Cláudia Moraes; EVANGELISTA, Samara Fiel do Valle. Entre linhas e agulhas, brincadeiras analógicas que promovem o desenvolvimento infantil. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 3, p. e0240337, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11618. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11618. Acesso em: 20 out. 2025.

Resumo

Introdução: O projeto propõe o uso dos trabalhos manuais como ferramenta pedagógica analógica capaz de auxiliar o desenvolvimento de crianças participantes do Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (PRODECAD), um espaço de educação não formal, da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC). Objetivo: oportunizar momentos de descoberta e criação que visam promover o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social; despertar interesses, talentos e oferecer desafios; entender o erro como fonte de aprendizagem; valorizar a autoestima; motivar o empreendedorismo e o empoderamento; oferecer recurso alternativo ao uso de computadores e smartphones. Metodologia: O projeto é desenvolvido na Oficina de Trabalhos Manuais, um espaço que possibilitar o fazer da criança através do brincar, utilizando como recurso atividades que lhe sejam atrativas, prazerosas, desafiadoras e que despertem o seu interesse, envolvendo técnicas de costura, tricô, crochê, bordados, entre outras. Resultados: A aquisição de novas habilidades e competências é um processo a longo prazo, mas já é possível observar que quando a criança se reconhece capaz de produzir algo, é notável a força do empoderamento e do entusiasmo trazendo grande satisfação pessoal capazes de reforçar sua autoestima.  A criança ao fazer com suas próprias mãos amplia a consciência de que todo produto é um processo, que demanda tempo, trabalho e exige dedicação. Conclusão: Ao praticar trabalhos manuais, o cérebro é estimulado em diferentes áreas, assim não são apenas atividades divertidas, mas capazes de proporcionar diferentes aprendizagens, momentos de prazer, de interação e de trabalho colaborativo.

PDF
PÔSTER

Referências

BRANDEN, Nathaniel. Auto-estima e os seus seis pilares. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1997. 398 p.

DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a unesco da comissão internacional sobre educação para o século XXI. Brasília: Cortez, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GARCIA, Valéria Aroeira. A educação não-formal como acontecimento. 2009. 468 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Ana Cláudia Moraes Santos, Samara Fiel do Valle Evangelista