Banner Portal
Ambulatório de saúde mental na gestação: relato de experiência
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Gestante
Cuidado Pré-Natal
Saúde mental
Planejamento em saúde

Categorias

Como Citar

ALBARACIN, Gabriela Cattel; AZEVEDO, Renata Cruz Soares de; SANTOS, Laíse Potério dos; SANTOS, Mariana Gonçalves Gerzeli; TEIXEIRA, Ana Luiza; RUBIO, Andreza Viviane; ALVES, Andria Cleia. Ambulatório de saúde mental na gestação: relato de experiência. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 4, p. e0240342, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11629. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11629. Acesso em: 7 dez. 2025.

Resumo

Introdução: A gestação envolve transformações biopsicossociais significativas e, embora geralmente seja vivida de forma positiva,  pode ser marcada por angústias e sofrimento emocional. Em resposta a essas demandas, em 2022 foi reformulado e ampliado o Ambulatório de Saúde Mental na Gestação, que integra os atendimentos de Pré-Natal do CAISM/UNICAMP. Objetivo: Oferecer atendimento interdisciplinar em saúde mental para gestantes que apresentem sofrimento psíquico ou transtornos mentais. Metodologia: Relato de experiência de equipe  composta por Docente psiquiatra, residentes de Psiquiatria e Ginecologia e Obstetrícia (GO), psicóloga, assistente social, profissionais do Programa de Treinamento em Serviço e Enfermagem. A partir da percepção de demandas da equipe e das necessidades das pacientes, foi estabelecido um fluxo de cuidado visando a melhor comunicação dos profissionais e agilidade no atendimento. Resultados: O fluxo priorizou a importância do reconhecimento de sofrimento mental no cuidado pré-natal e o manejo conjunto de problemas emocionais, sociais e psiquiátricos das gestantes. A partir da detecção de sofrimento psíquico na consulta de pré-natal, é realizada discussão conjunta e/ou agendamento com psicóloga, assistente social e psiquiatra, com acompanhamento ao longo da gestação e dois retornos puerperais. A consulta conjunta entre residentes de Psiquiatria e GO contribui para a formação de profissionais mais sensíveis e capacitados às demandas de saúde mental na gestação, atingindo 280 gestantes no período. Conclusão: O modelo de atendimento adotado promove a humanização, integralidade do cuidado e corresponsabilização da equipe de Pré-Natal no manejo de questões de saúde mental, ampliando a qualidade do atendimento prestado às gestantes.

PDF
PÔSTER

Referências

FORTUNATO, J. de S. COMPREENDENDO A INTERCONSULTA PSIQUIÁTRICA. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, Rio de Janeiro, Brasil, 2010. DOI: 10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/944. Acesso em: 29 set. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Faculdade de Ciências Médicas. Programa de Treinamento em Serviço. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/ensino-extensao/extensao/programa-de-treinamento-em-servico. Acesso em: 29 set. 2024.

VALENÇA, S. Q.; MELLO, R.; RODRIGUES, T. de A.;

MELLO FILHO, J.; SILVEIRA, L. M. C. Consulta conjunta: uma estratégia de capacitação para a atenção integral à saúde. 2005.

WENDER, M. C. O.; MACHADO, R. B.; POLITANO, C. A. Influência da utilização de métodos contraceptivos sobre as taxas de gestação não planejada em mulheres brasileiras. Femina, v. 50, n. 3, p. 134-141, 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Gabriela Cattel, Renata Cruz Soares de Azevedo, Laíse Potério dos Santos, Mariana Gonçalves Gerzeli Santos, Ana Luiza Teixeira, Andreza Viviane Rubio, Andria Cleia Alves