Banner Portal
Educar para a inclusão: uma trilha antirracista para professores da rede pública de Campinas - parceria EDUCORP/PROEC/DEDH
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Educação
Antirracismo
Universidade pública
Escolas públicas

Categorias

Como Citar

LINS , Edison Cardoso; SILVA , Fabio Rodrigo Pinheiro da; OLIVEIRA, Alexandre Fagiani de. Educar para a inclusão: uma trilha antirracista para professores da rede pública de Campinas - parceria EDUCORP/PROEC/DEDH. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 3, p. e0240343, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11630. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11630. Acesso em: 17 out. 2025.

Resumo

Introdução: A construção de uma sociedade justa e igualitária depende da educação, que deve promover a inclusão, a diversidade e a pluralidade. Reconhecendo essa necessidade, a Educorp, em parceria com a UNICAMP, desenvolveu uma trilha de formação antirracista para professores da rede pública de Campinas. Objetivo: O objetivo principal da trilha era capacitar professores do ensino fundamental e médio sobre o tema do racismo, fornecendo ferramentas para a construção de práticas pedagógicas antirracistas em sala de aula.Metodologia: A formação consistiu em quatro sábados de aulas ministradas por docentes da Faculdade de Educação e da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Os encontros abordaram temas como a história do racismo no Brasil, a importância da educação antirracista, metodologias para o ensino sobre racismo e sugestões de práticas para a sala de aula. O clima colaborativo e a troca de experiências entre os participantes foram elementos importantes da metodologia.Resultados:A trilha proporcionou aos professores atualização sobre o tema, desenvolvimento de habilidades para lidar com o racismo em sala de aula e construção de um plano de aplicação para suas escolas. A iniciativa promoveu uma aproximação significativa da Unicamp com a sociedade e a escola pública.Conclusão:A parceria entre a Educorp, a UNICAMP e as Diretorias de Ensino Estadual de Campinas demonstram um esforço conjunto para fortalecer a educação antirracista na rede pública. A trilha representa um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, oferecendo aos professores as ferramentas necessárias para combater o racismo e promover a igualdade na sala de aula.

PDF
PÔSTER

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: https://encr.pw/iSRdP . Acesso em: 27 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Edison Cardoso Lins , Fabio Rodrigo Pinheiro da Silva , Alexandre Fagiani de Oliveira