Banner Portal
Humanização familiar com a reestruturação da sala da família em um ambiente de terapia intensiva
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Humanização
Enfermagem
Unidade de Terapia Intensiva

Categorias

Como Citar

Humanização familiar com a reestruturação da sala da família em um ambiente de terapia intensiva. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240350, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11646. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11646. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: A família é de vital importância nas questões referentes ao processo saúde/doença do seu familiar. Quando uma pessoa, por diferentes motivos, necessita hospitalizar-se, numa UTI, o que ocorre é a ruptura da rede familiar. Em situação de risco de morte, a família é exposta a uma série de sentimentos, que por muitas vezes são difíceis e delicados de serem reportados. Por isso, é fundamental a utilização de estratégias que possam amenizar o sofrimento da família que possui um ente querido hospitalizado em cuidados intensivos. Dessa forma, a incorporação, na prática, do acolhimento efetivo vai permitir criar uma relação estreita entre o profissional de saúde e aquele que precisa de cuidado, para que o foco não seja somente a doença. Objetivo: Criar um ambiente harmonioso e aconchegante para recepcionar, de forma humanizada, os familiares de pacientes que se encontram em uma unidade de terapia intensiva. Metodologia: Foi reestruturado a antiga recepção localizada na unidade para que exista um espaço designado para esse fim de acolher as famílias, em um ambiente privativo, confortável e humanizado. Resultados: Os familiares são convocados pela equipe multidisciplinar para discutir novas condutas ou mudanças no quadro clínico dos pacientes, até mesmo serem comunicados sobre a gravidade do quadro ou ocorrência de óbito. Conclusão: Com a criação de um espaço acolhedor e humanização, situações delicadas podem se tornar mais íntimas pelos familiares, transformando aquele momento respeitoso. Trazendo como nossa missão o tratamento humanizado não somente com o enfermo, mas com sua extensão familiar.  

PDF
PÔSTER

Referências

Nascimento ERP. Acolhimento no espaço das relações na Unidade de Terapia Intensiva [tese] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2003.

Soares M. Cuidando da família de pacientes em situação de terminalidade internados na Unidade de Terapia Intensiva. Rev Bras Ter Intensiva. 2007;19(4):481-4.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Geiza Bairral Assis, Roberta Repulho de Faria, Elaine Marques de Castro Gonçalves