Banner Portal
Uso do looker studio como ferramenta estratégica na assessoria de materiais de um hospital público
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Visualização de Dados
Gestão
Organização e Administração

Categorias

Como Citar

PELEGRINI, Patricia Umebara. Uso do looker studio como ferramenta estratégica na assessoria de materiais de um hospital público. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240352, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11648. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11648. Acesso em: 9 dez. 2025.

Resumo

Introdução: A assessoria de materiais do Hospital de Clínicas da Unicamp (ARM - HC) possui como uma de suas atividades a condução técnica da fase preparatória das licitações públicas. Desde janeiro de 2024, há a obrigatoriedade de instruir os processos de aquisição de materiais médico-hospitalares na nova lei de licitação (14133/2021). Pela grande demanda de aquisição que o Hospital de Clínicas possui, a ARM buscou ferramentas que auxiliassem no melhor gerenciamento dos processos executados na área e que permitissem tomada de decisões estratégicas sobre os insumos hospitalares. Objetivo: Relatar o uso da ferramenta Looker Studio e como ela permitiu integrar dados de diferentes planilhas já utilizadas pela ARM, apresentando informações de forma visual e simplificada. Metodologia: Utilização da análise das planilhas excel em uso pela ARM e seleção das informações que deveriam constar nos painéis. Resultado: A utilização dos painéis dinâmicos do looker studio gerou uma melhoria significativa na capacidade do setor visualizar o status da execução dos processos encaminhados a ARM (para início, em andamento e finalizados), gerenciar a produtividade e melhorar a visualização de dados, facilitando a identificação rápida de processos que necessitam de priorização. Conclusão: O Looker Studio se destaca como uma ferramenta eficaz e ágil que trouxe benefícios ao melhorar a tomada de decisões, fornecendo uma visão ampla e atualizada do andamento da fase preparatória instruído pela ARM, da execução de processos em status críticos/urgente/normais de acordo com consumo de materiais e tempo para finalização do processo de aquisição.

PDF
PÔSTER

Referências

Bibliografia sobre a nova lei de licitações : lei nº 14.133/2021. – Brasília : Senado Federal, Biblioteca, 2021. 7 p.

Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de julho de 2013, Seção 1.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de Tecnovigilância: Abordagem para o Gerenciamento de Riscos de Produtos para a Saúde. Brasília: ANVISA, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br. Acesso em: 25/08/2024

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Patricia Umebara Pelegrini