Banner Portal
Uso do looker studio como ferramenta estratégica na assessoria de materiais de um hospital público
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Visualização de Dados
Gestão
Organização e Administração

Categorias

Como Citar

PELEGRINI, Patricia Umebara. Uso do looker studio como ferramenta estratégica na assessoria de materiais de um hospital público. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 1, p. e0240352, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11648. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11648. Acesso em: 14 out. 2025.

Resumo

Introdução: A assessoria de materiais do Hospital de Clínicas da Unicamp (ARM - HC) possui como uma de suas atividades a condução técnica da fase preparatória das licitações públicas. Desde janeiro de 2024, há a obrigatoriedade de instruir os processos de aquisição de materiais médico-hospitalares na nova lei de licitação (14133/2021). Pela grande demanda de aquisição que o Hospital de Clínicas possui, a ARM buscou ferramentas que auxiliassem no melhor gerenciamento dos processos executados na área e que permitissem tomada de decisões estratégicas sobre os insumos hospitalares. Objetivo: Relatar o uso da ferramenta Looker Studio e como ela permitiu integrar dados de diferentes planilhas já utilizadas pela ARM, apresentando informações de forma visual e simplificada. Metodologia: Utilização da análise das planilhas excel em uso pela ARM e seleção das informações que deveriam constar nos painéis. Resultado: A utilização dos painéis dinâmicos do looker studio gerou uma melhoria significativa na capacidade do setor visualizar o status da execução dos processos encaminhados a ARM (para início, em andamento e finalizados), gerenciar a produtividade e melhorar a visualização de dados, facilitando a identificação rápida de processos que necessitam de priorização. Conclusão: O Looker Studio se destaca como uma ferramenta eficaz e ágil que trouxe benefícios ao melhorar a tomada de decisões, fornecendo uma visão ampla e atualizada do andamento da fase preparatória instruído pela ARM, da execução de processos em status críticos/urgente/normais de acordo com consumo de materiais e tempo para finalização do processo de aquisição.

PDF
PÔSTER

Referências

Bibliografia sobre a nova lei de licitações : lei nº 14.133/2021. – Brasília : Senado Federal, Biblioteca, 2021. 7 p.

Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de julho de 2013, Seção 1.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de Tecnovigilância: Abordagem para o Gerenciamento de Riscos de Produtos para a Saúde. Brasília: ANVISA, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br. Acesso em: 25/08/2024

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Patricia Umebara Pelegrini