Banner Portal
Plantio de árvores na avenida Bertrand Russel e no caminho da FEAGRI para o restaurante Saturnino
PDF
POSTÊR

Palavras-chave

Arborização urbana
Árvores
Educação ambiental

Categorias

Como Citar

SANTOS, Camila Alonso; SANTOS, Lauro dos; MOREIRA, Jurandir Alves; JUNIOR, Helio Cavalheri; SOUZA, Maria Gineusa Medeiros e. Plantio de árvores na avenida Bertrand Russel e no caminho da FEAGRI para o restaurante Saturnino. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 3, p. e0240355, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11653. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11653. Acesso em: 11 out. 2025.

Resumo

Introdução: A arborização urbana é essencial para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, além de proporcionar benefícios estéticos e psicológicos. No trecho das quadras 14 e 15 da avenida Bertrand Russel, as árvores antigas foram removidas ao devido à morte ou problema fitossanitário. Em locais de urbanização mais recentes, como a área do Restaurante Saturnino, não há trajetos sombreados que permitam o conforto térmico aos pedestres. Sendo assim, faz-se necessária a adequação da arborização nestes locais. Objetivo: Revitalizar a vegetação arbórea da Avenida Bertrand Russel e implantar um caminho arborizado entre a FEAGRI e Restaurante Saturnino com espécies adequadas; prover à comunidade o contato com a natureza e a sensibilização ambiental através da atividade de plantio. Metodologia: Foi realizado levantamento das interferências existentes e futuras junto às áreas competentes: Divisão de Água e Energia, Divisão de Manutenção, Centro de Computação e Plano Diretor. O projeto foi elaborado, considerando as características biológicas das espécies, alocação em relação às estruturas urbanas (redes aéreas, subterrâneas, edificações etc) e objetivos: conforto térmico, passagem segura e acessível para pedestres e veículos. Resultados: Foram plantadas 40 árvores distribuídas na Av. Bertrand Russel e na alameda da quadra 50, cujas espécies foram: Patagonula americana, Cassia javanica, Kolreuteria bipinnata e Jacaranda brasiliana. Cerca de 60 pessoas participaram da atividade, incluindo funcionários, estudantes universitários e de escola pública.  Conclusão: A arborização urbana bem planejada evita problemas futuros envolvendo acessibilidade, redes e edificações. O engajamento da comunidade é fundamental para a sensibilização ambiental e a manutenção da arborização.

PDF
POSTÊR

Referências

Manual técnico de arborização urbana. 3.ed. São Paulo: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, 124p, 2015.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Camila Alonso Santos, Lauro dos Santos, Jurandir Alves Moreira, Helio Cavalheri Junior, Maria Gineusa Medeiros e Souza