Banner Portal
A importância da biblioteca como agente de transformação social
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Racismo
Diversidade
Inclusão

Categorias

Como Citar

SOUZA, Elizangela Aparecida dos Santos; EGÍDIO, Elaine Adriane; MIRANDA, Inaê de Sousa; MORAES, Marisa Cristina de; SILVA, Rose Meire da; RODRIGUES, Umberto Amorim. A importância da biblioteca como agente de transformação social. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 2, p. e0240361, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11660. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11660. Acesso em: 21 jan. 2026.

Resumo

Introdução O racismo e o preconceito em suas diferentes formas demandam o enfrentamento ativo da sociedade, especialmente no contexto acadêmico, onde a promoção da diversidade e da inclusão deve ser prioritária. Objetivos: Nessa perspectiva, a Biblioteca da Área de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (BAE) da Unicamp criou em fevereiro de 2024 a coleção especial “Diversidade & Inclusão”, com os objetivos de estimular a reflexão, fortalecer o respeito e o acolhimento à diversidade. Os títulos abordam a luta antirracista, intolerância religiosa, feminismo e homofobia. Como desdobramento, a BAE retomou o seu Concurso Literário, trazendo como tema da 6ª edição “Racismo, preconceito e suas formas”. Metodologia: A seleção dos títulos foi realizada por uma comissão técnica, envolvendo bibliotecários, professores e alunos das Faculdades de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. O concurso literário foi organizado pela equipe da BAE, com apoio do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e outros. Resultados: Verificou-se que em oito meses foram realizados 273 empréstimos, demonstrando o interesse dos usuários pelo tema. Espera-se que a combinação da Coleção e do Concurso Literário estimule a comunidade acadêmica a refletir e a se expressar com base em um referencial teórico e em suas vivências. Conclusão: A Coleção Diversidade & Inclusão e o VI Concurso Literário da BAE ampliam o repertório sociocultural e promovem a criatividade literária dos alunos. As iniciativas reforçam o compromisso da biblioteca com a preparação de futuros engenheiros e arquitetos para serem agentes de mudança na sociedade.

PDF
PÔSTER

Referências

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2019. 135 p.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Elizangela Aparecida dos Santos Souza, Elaine Adriane Egídio, Inaê de Sousa Miranda, Marisa Cristina de Moraes, Rose Meire da Silva, Umberto Amorim Rodrigues