Banner Portal
Orientação familiar para uma visita segura na unidade de terapia intensiva adulta do Hospital de Clínicas da UNICAMP
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Enfermagem
Cuidados de enfemagem
Humanização
UTI

Categorias

Como Citar

NUNUS, Kellen Chale Lopes; CASTRO, Angelita de Paula Silva de; SILVA, Maria do Carmo Rocha e; URQUISIA, Priscila Silva; SILVA, Ana Lucia da; TORRES, Gabriela Gomes; NASCIMENTO, Andrea Devidis; DIAS, Bruna. Orientação familiar para uma visita segura na unidade de terapia intensiva adulta do Hospital de Clínicas da UNICAMP. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 4, p. e0240363, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11662. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11662. Acesso em: 6 fev. 2026.

Resumo

Introdução: As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) atendem pacientes em estado grave, necessitando de cuidados contínuos e especializados. A internação em UTI impacta tanto o paciente quanto sua família, gerando estresse, medo e ansiedade. Dada a gravidade da situação, as visitas familiares são restritas, afetando a convivência e aumentando a sensação de afastamento. Objetivo: O projeto visa orientar os familiares sobre as normas e rotinas para garantir uma visita segura e humanizada na UTI do Hospital de Clínicas da UNICAMP. Essa abordagem busca reduzir o medo e a ansiedade dos familiares, promovendo confiança na equipe de saúde. Metodologia: A orientação ocorre através de uma abordagem prévia com familiares e amigos, envolvendo uma conversa com a equipe de enfermagem e a entrega de um folheto ilustrativo. Este material esclarece questões sobre dispositivos utilizados pelos pacientes, normas de higiene, e comportamento adequado durante a visita. A equipe de enfermagem também será treinada para reforçar essas orientações e garantir uma interação segura e humanizada. Resultados: A metodologia adotada se mostrou eficaz na redução do estresse familiar, aumentando a confiança dos visitantes no tratamento do paciente. A avaliação contínua das posturas dos familiares durante as visitas permitiu ajustes e reorientações, quando necessário. Conclusão: A orientação prévia para visitas na UTI promove um ambiente mais seguro e humanizado, reduzindo o impacto emocional da hospitalização e fortalecendo a confiança dos familiares na equipe de saúde.

PDF
PÔSTER

Referências

Ministério da Saúde (Brasil). Portaria n.3234 de 12 de agosto de 1998. Estabelece critérios de classificação para as Unidades de Tratamento Intensivo.

Brasília: Ministério da Saúde, 2007_____. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização (PNH).

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Kellen Chale Lopes Nunus, Angelita de Paula Silva de Castro, Maria do Carmo Rocha e Silva, Priscila Silva Urquisia, Ana Lucia da Silva, Gabriela Gomes Torres, Andrea Devidis Nascimento, Bruna Dias