Banner Portal
Fortalecimento e visibilidade da produção científica da UNICAMP: ampliando o impacto por meio dos repositórios institucionais e da Ciência Aberta
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Repositórios
Produção científica
Automação de catalogação

Categorias

Como Citar

MANSUR, Erica Cristina de Carvalho; ELIEL, Oscar; MARTINS, Márcio Souza; NEVES, Alessandra Karyne Clemente de Souza; FOZ, Francisco Tadeu Gonçalves de Oliveira. Fortalecimento e visibilidade da produção científica da UNICAMP: ampliando o impacto por meio dos repositórios institucionais e da Ciência Aberta. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240364, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11663. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11663. Acesso em: 12 dez. 2025.

Resumo

Introdução: Este projeto visa fortalecer e ampliar a visibilidade da produção científica da Unicamp por meio do Repositório de Produção Científica e Intelectual (RI). A proposta está alinhada com os princípios de Ciência Aberta, promovendo o acesso livre ao conhecimento gerado na universidade. Objetivo: O objetivo principal é aumentar o número de publicações no RI da Unicamp, melhorar a automação dos processos de catalogação e expandir o uso do repositório em escala nacional e internacional. A meta é também otimizar as atividades dos bibliotecários catalogadores, assegurando a qualidade dos metadados. Metodologia: O projeto emprega automação no fluxo de trabalho por meio da implementação de scripts em Python para extração de metadados de bases como Dimensions, CrossRef e OpenAlex. A catalogação utiliza a ferramenta MarcEdit, que facilita a validação e qualificação dos metadados pelas equipes bibliotecárias. A integração de tecnologias de automação busca reduzir o tempo necessário para as atividades de importação e catalogação. Resultados: Embora o projeto ainda esteja em andamento, já foram observados benefícios, como o aumento de documentos indexados no RI e o reconhecimento público da melhoria na visibilidade da produção científica da Unicamp. Além disso, houve uma otimização significativa do trabalho dos bibliotecários. Conclusão: Os primeiros resultados mostram que o projeto está no caminho certo para alcançar seus objetivos e ajudar a comunidade acadêmica a acessar mais facilmente a produção científica da Unicamp. A metodologia pode ser replicada em outras universidades.

PDF
PÔSTER

Referências

JESUS, Jaqueline Rodrigues de. Mineração de dados: uma possibilidade de ferramenta para a tomada de decisão na representação temática da informação. 2015.

NICHOLSON, Scott. O processo da bibliomineração: repositório de dados e mineração de dados para tomada de decisão em bibliotecas. Transinformação, v. 16, p. 253-261, 2004.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Erica Cristina de Carvalho Mansur, Oscar Eliel, Márcio Souza Martins, Alessandra Karyne Clemente de Souza Neves, Francisco Tadeu Gonçalves de Oliveira Foz