Banner Portal
Estratégias para redução do tempo entre cirurgias (setup), reflexões e ações necessárias: relato de experiência
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Centro cirúrgico
Assistente de enfermagem
Melhorias

Categorias

Como Citar

SOUZA, Daniela Nunes de et al. Estratégias para redução do tempo entre cirurgias (setup), reflexões e ações necessárias: relato de experiência. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 1, p. e0240366, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11665. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11665. Acesso em: 27 jan. 2026.

Resumo

Introdução. Melhorar o tempo entre cirurgias (setup) no centro cirúrgico é de grande importância para aumentar a eficiência operacional, reduzindo o tempo de espera dos pacientes e otimizando recursos humanos, materiais e estruturais (SOBECC, 2021). Entre março a outubro de 2023, foram realizadas 350.225 cirurgias em todo o país por meio do PNRF (Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas). O número corresponde a 72% da meta estipulada para o programa (MS, 2023).Objetivo. Realizar discussão e avaliação das estratégias que podem ser implantadas e melhoradas no atendimento de pacientes em centro cirúrgico, bem como envolver a equipe multiprofissional para redução de espera entre as cirurgias (setup) , de forma a  aumentar  a eficiência e eficácia operacionais. Metodologia. Foi realizada revisão da literatura, brainstorming com a equipe, e análise das ações já realizadas atualmente. Resultados: Algumas estratégias foram elencadas para  alcançar esse objetivo: mapeamento de fluxo; padronização de processos;   protocolos de comunicação eficaz; treinamento das  equipes multiprofissionais; simulações realísticas; organização na guarda de materiais e equipamentos; equipes de suporte para agilização nos momentos de setup entre as cirurgias. Conclusão. A clareza na distribuição de tarefas e responsabilidades; checagem regular dos indicadores de qualidade e adoção de melhorias contínuas, juntamente com a cultura de feedback para a equipe, favorecem a compreensão e  envolvimento de todos, e são estratégias decisivas para o aumento da eficiência no atendimento aos pacientes que precisam de procedimentos cirúrgicos.



PDF
PÔSTER

Referências

SOBECC – Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação anestésica e centro de material e esterilização. Práticas Recomendadas. 8. ed.São Paulo: SOBECC, 2021

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Brasília: Ministério da Saúde, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/drac/pnrf. Acesso em: 29 set. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Daniela Nunes de Souza, Cleonice Maria de Jesus dos Santos Vilela , Maria Macilene Santos Fonseca Sotana , Rose Andrea Stein Temple, Adriane Costa e Silva Rodrigues Piva, Fabiana Fernandes Bonifacio Freitas, Christiane Guimaraes Russo, Elen White Mateus Suedekum , Flavia Aparecida de Mello Augusto, Ana Paula Canil Inocencio Alves , Nilma Íria Fernanda da Silva , Juliana Yumi Fugimoto Gonçalves , Cristina Ferreira Tetzner , Kelly Cristina Sola de Lima , Selma Rosana de Lima Seguin, Rosane Cardoso de Sousa