Banner Portal
Visita de irmãos na neonatologia: atendimento psicol´ógico
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Humanização
Psicologia
Gestação

Categorias

Como Citar

Visita de irmãos na neonatologia: atendimento psicol´ógico . SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240369, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11668. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11668. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: O período de internação do recém-nascido na unidade neonatal tende a ser um período desafiador para sua família, permeado por diversas angústias. Para as crianças, este período pode impactar no desenvolvimento do vínculo entre irmãos. Ao considerarmos os benefícios relacionados às visitas de familiares (incluindo crianças), a equipe de Psicologia, em conjunto com equipe médica neonatologista e de enfermagem, estabeleceu enquanto prática a visita de irmãos nas unidades de neonatologia. Objetivo: descrever o protocolo de atendimento da equipe de Psicologia antes, durante e após a visita de irmãos.  Metodologia: relato de experiência sobre protocolo de atendimento às crianças. O protocolo consiste na orientação das famílias sobre visitas de crianças acima de 2 anos, sem sintomas gripais; agendamento prévio e a equipe de Psicologia realiza a avaliação da criança através de atividade lúdica, onde elaboramos um desenho, embalado em material higienizável que ficará fixado na incubadora.  A psicóloga realiza o acompanhamento durante a visita, tira dúvidas de forma lúdica baseada na compreensão do irmão. Ao final da visita, a criança é novamente avaliada. O irmão recebe um certificado com bexigas e adesivos, e é convidado a retornar na próxima semana (se possível e desejado por ele e pela família). Resultados: As visitas aproximam a família do bebê, facilitando a construção de vínculo. Mães percebem melhora no comportamento das crianças após as visitas, associadas à redução da ansiedade ao ver o irmão. Conclusão: A visita de irmãos humaniza o cuidado e olha para bebê e família de forma integral.

PDF
PÔSTER

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção humanizada ao recém-nascido: Método Canguru: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 3 ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2017.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Gabriela Cattel, Laíse Potério dos Santos, Carolina Boria Bozza, Maria Julia Paulino Ortolani, Débora Felippe Guirelli, Mariana Nunes Cruz