Banner Portal
A troca de experiências e conhecimento entre a equipe
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Inovação
Arte
Conhecimento
Convivência
Cultura

Categorias

Como Citar

PERILLO, Danilo Roberto; BARRICHELO, Vagner da Silva. A troca de experiências e conhecimento entre a equipe. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 9, n. 9.Eixo 3, p. e0240371, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11670. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11670. Acesso em: 23 jan. 2026.

Resumo

Introdução: A troca de experiências é um processo fundamental para o desenvolvimento dos servidores. Ela permite que colegas, de diferentes áreas, compartilhem conhecimentos, habilidades e perspectivas, enriquecendo-se mutuamente, impulsionando e facilitando as atividades do dia a dia. Objetivo: Compartilhar insights, desafios e soluções não apenas amplia o conhecimento coletivo, como também fomenta um ambiente de aprendizado contínuo e colaboração. Entender as atividades dos outros técnicos possibilita criar mecanismos e procedimentos que facilitam o trabalho do outro técnico quando a sua atividade impacta nas atividades do outro.  Metodologia: A partir de um projeto maior proposto pela Coordenadoria de Apoio Técnico e Didático, que buscava cursos e treinamentos especializados para os técnicos, se iniciou um projeto piloto em que os próprios técnicos propunham atividades para os demais membros da equipe. Resultados: O projeto permitiu que os colaboradores compreendessem melhor as perspectivas e habilidades dos colegas, facilitando o trabalho em equipe e o apoio mútuo, reduzindo conflitos, promovendo uma compreensão mais clara do trabalho de cada membro. O conhecimento compartilhado se soma aos conhecimentos dos profissionais de áreas afins, e ainda que os servidores atuem em áreas distantes, a troca de conhecimento se torna um mecanismo de integração e ampliação cultural. Conclusão: A troca de conhecimentos é uma estratégia para a integração e o desenvolvimento de equipes, promovendo a colaboração, a confiança e a inovação, conduzindo a resultados mais robustos e sustentáveis, impulsionando a inovação e a solução de problemas, pois o compartilhamento de ideias e soluções gera novas abordagens e perspectivas.

PDF
PÔSTER

Referências

FRANCA, Ana Cristina Limongi; NOGUEIRA, Arnaldo J. F. Mazzei; FISCHER, André Luiz; ARELLANO, Eliete Berna. As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002. 312 p.

ROSENBERG, Marshall B.. Comunicação não violenta - Nova edição: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006. 280 p.

SENNETT, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009. 360 p.

SENNETT, Richard. Juntos. Rio de Janeiro: Record, 2012. 378 p.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Danilo Roberto Perillo, Vagner da Silva Barrichelo